Ferramentas de apoio à organização financeira: A tecnologia a nosso favor.
Semanalmente apresento dicas e informações que podem contribuir para que você conquiste sua saúde financeira e usufrua do seu dinheiro com consciência e atitudes positivas.
Se você identificou a necessidade de mudar seus hábitos financeiros e precisa de recursos para colocar a mudança em prática, aqui vão algumas dicas de ferramentas que certamente irão ajudá-lo a construir esta nova forma de lidar com o dinheiro.
Há no mercado uma infinidade de aplicativos e sites com o objetivo de auxiliar na organização financeira, abaixo listarei os principais aplicativos e planilhas gratuitos, que poderão te dar este suporte:
Planilhas Orçamento Doméstico Odete Reis:
- Essas Planilhas que elaborei podem ser customizadas alterando as categorias das despesas conforme necessário. Desenvolvidas de forma simples e eficiente. Não requer conhecimento avançado em Excel, é intuitiva e de fácil manuseio.
- Baixe gratuitamente a versão quinzenal ou mensal diretamente no site: http://odetereis.com.br/planilhas-orcamento-domestico/
Aplicativos financeiros para controle do dinheiro:
- Bancos: Os apps em celulares possuem recursos que dão dinâmica a forma de lidar com sua conta bancária. A parte da organização financeira ainda é tímida, mas alguns bancos prometem aprimorar essas ferramentas em breve. De qualquer forma, economizam um tempo precioso com operações que só poderiam ser feitas nas agências ou no seu computador de casa. E como tempo é dinheiro, vamos economizar utilizando estas ferramentas gratuitas, ágeis e seguras.
- Moni: Inicia-se adicionando as despesas e receitas e é possível monitorar o saldo final, tem como recursos personalizar uma escala de cores para um limite que o usuário considere preocupante, fazendo com que a tabela entre no vermelho assim que estiver próximo do valor estipulado. Não possui gráficos e não é possível alterar a nomenclatura das categorias, porém, permite colocar observações para cada despesa. A limitação é não ter a versão para Android, apenas iOS.
- Guia Bolso: Aplicativo que sincroniza suas operações bancárias classificando-as por tipos de despesas. Apesar de um receio inicial de ter um aplicativo, que não é do banco, acessando nossa conta, pode ser usado tranquilamente pois a privacidade das informações é garantida e sua segurança se dá nos mesmos padrões de um aplicativo bancário. O Guia Bolso foi indicado pela Revista Você S/A como ideal para pessoas que não tem disciplina para lançar todas as despesas regularmente, já que faz isso de forma automática por estar sincronizado com sua conta bancária.
- Minhas Economias: Segundo a mesma pesquisa da Revista Você S/A, este aplicativo é ideal para quem quer um planejamento mais detalhado. É necessário fazer um cadastro para começar a utilizá-lo. Depois de lançar todas as suas despesas e rendimentos o aplicativo gera gráficos utilizando as categorias escolhidas, o saldo final aparece abaixo da soma total dos lançamentos. Uma vantagem é que o aplicativo demonstra em gráficos as despesas para cada tipo de categoria previamente cadastrada, seu ponto forte é essa demonstração visual que auxilia as comparações entre as despesas.
- Veja ainda alguns Aplicativos , que separei para você, e certamente irão te auxiliar muito no controle do seu dinheiro. Desenvolvidos para os sistemas operacionais iPhone – iPad. http://odetereis.com.br/aplicativos-financeiros/
Veja os 3 passos para melhorar a forma de utilizar estas ferramentas:
- Primeiro passo é identificar suas despesas e achar onde está indo a maior parte do seu dinheiro. Assim que as despesas estiverem organizadas com o auxílio dessas ferramentas, será fácil identificar;
- Segundo passo é avaliar estas despesas e encontrar onde é possível cortar gastos. Estipule uma meta, faça um planejamento, crie o bom e velho orçamento e lance isto na planilha ou aplicativo para que seja monitorado;
- Terceiro passo: Novamente com a ajuda das ferramentas, monitore as despesas, assim saberá se está perto de atingir o seu orçamento e conseguirá evitar novos gastos a tempo de manter o que foi planejado.
Essas ferramentas não tem a função de mudar nosso comportamento com o dinheiro, são recursos de apoio à organização financeira para aquelas pessoas que já tomaram a decisão de equilibrar suas contas.
-
Com uma meta definida, ferramentas e disciplina, os resultados certamente serão positivos.
“Disciplina é a ponte entre metas e realizações.” (Jim Rohn)
Deixe um comentário