Tempo é dinheiro!
Organizar seu dia e sua rotina podem trazer retornos imediatos em sua vida pessoal e financeira. Você controla seu tempo?
Que tal começar agora a se planejar para fazer seu tempo se transformar em objetivos e metas realizadas:
Alguns assuntos que viemos conversando tratam sobre questões como um Plano de Previdência, como a necessidade de Reorganizar suas Dividas ou usar Ferramentas Tecnológicas para auxiliar na sua organização financeira. É muito possível que você leia estes artigos e se identifique com essas necessidades, porém falta tempo para colocar as ideias em prática.
Por que se planejar hoje?
Como o título diz, tempo é dinheiro e quanto antes agirmos, mais podemos fazê-lo trabalhar a nosso favor.
- Cada dia que passa sem renegociar uma dívida = Mais juros (menos dinheiro);
- Iniciar uma previdência hoje = Dinheiro rendendo ao longo do tempo a partir de agora;
- Ter X valor numa aplicação no final do ano para poder viajar = O que deixarei de comprar hoje?
Veja 07 dicas simples para organizar melhor seu tempo e fazer com que suas metas saiam do papel:
1. Anote o máximo que puder:
Anote seus compromissos, tarefas e metas em um único lugar: Seja uma agenda caderno ou celular, organize de forma simples, direta e ao alcance das mãos e das vistas a todo o momento.
2. Trace metas atingíveis:
Seja na quantidade de tarefas que consegue realizar em um dia, seja no montante que quer economizar num período. Coloque metas reais, possíveis de executar. Não atingir seus objetivos pode te desmotivar a seguir com esta organização.
3. Identifique as prioridades:
Você tem mil projetos e muitas metas para atingir, porém é necessário olhar para uma de cada vez e listar quais virão primeiro. Anote as demais para que estejam no seu radar, mas se concentre naquelas que precisam ser atingidas primeiro.
4. Planeje o dia, a semana, o mês e o ano:
As metas de um dia ou uma semana são mais fáceis de visualizar, mas treine planejamentos mais longos. Primeiro o mês, determinando aquilo que quer realizar, e, conforme for se habituando à metodologia, poderá visualizar seus próximos anos com confiança e sabendo como se dará o caminho até lá.
5. Deixe espaço para os imprevistos:
Siga seu planejamento, mas seja flexível. Gastos inesperados poderão aparecer, suas anotações servirão como um norte, para que saiba exatamente para que ponto voltar quando o imprevisto for resolvido.
6. Não adie as coisas:
Certamente irá se deparar com aquela atividade chata que você não quer fazer, mas precisa! Coloque esta atividade em seu planejamento e quando o momento chegar enfrente a situação. A sensação de ter ultrapassado um obstáculo e atingido mais um objetivo irá compensar qualquer sensação ruim que possa sentir ao realizar a tarefa.
7. Separe um tempo para Replanejar:
Seja por imprevistos ou por algumas metas demandarem mais tempo do que o esperado. Organize sua rotina para ter tempo de olhar seu planejamento e atualizá-lo conforme a realidade. É importante ter uma ferramenta de fácil acesso para que possa atualizá-la no momento que quiser. Na hora do cafezinho ou enquanto espera alguém.
Com coragem, dedicação e tendo a disciplina como aliada, terá certamente ótimos resultados.
“Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. O ontem e o amanhã, portanto hoje é o dia certo para fazer.” (Dalai Lama)
Deixe um comentário