O Filósofo da China antiga Lao-tsé dizia que “Uma jornada de mil quilômetros começa sempre com um simples passo”.
Para ser um investidor de sucesso é preciso começar com cautela e de forma segura e correta. Quando penso em investimentos, gosto de aplicar esta frase, especialmente a parte do “simples passo”, pois vejo pessoas querendo ganhar dinheiro fácil, dando passos largos, em aplicações arriscadas e acabam colocando os pés pelas mãos, como diz o ditado popular.
Fiz uma mentoria para um jovem bastante endividado, com dívidas de juros altos e finanças totalmente descontroladas, mas que investia na criptomoeda Bitcoin. Com as taxas de juros do cartão de crédito e limite do cheque especial nas alturas, não faz qualquer sentido deixar de pagar essas contas para investir em ativos de renda variável, tão arriscados e voláteis.
Para ser um bom investidor é preciso começar com calma e muito estudo. Portanto, se você que vai começar a investir, a recomendação é dar preferência aos investimentos em Renda Fixa com liquidez, pois não corre tantos riscos de crédito e pode tirar seu dinheiro quando precisar.
Inicie sua carteira de investimentos criando uma RESERVA para EMERGÊNCIAS em Renda Fixa e, quando ela estiver pronta; aí sim, pode começar a pensar em investir em produtos interessantes de Renda Variável, como fundos de ações e ETFs.
Muito importante é não deixar que ninguém decida seus investimentos por você.
Sempre digo que perguntar ao responsável da sua instituição financeira qual é o melhor investimento é “suicídio” financeiro. Não que ele vá agir de má fé, mas ele tem metas a cumprir e pode lhe oferecer o que for melhor para bater suas metas, e não o melhor produto para você, que case com sua necessidade daquele momento.
O ideal é aprender cada vez mais sobre investimentos para decidir, dentre as ofertas, qual é o melhor investimento para você, de acordo com seu perfil de investidor, seus objetivos, metas e tempo com seu dinheiro.
Antes de firmar o investimento desejado, faça perguntas ao seu gestor. Elas vão te ajudar a esclarecer se está no caminho certo e se o investimento escolhido é, de fato, o ideal para seu propósito com aquele dinheiro.
6 perguntas para fazer, antes de investir seu dinheiro:
- Quanto custa o investimento?
- Quais são os impostos que incidem?
- Qual é o risco de eu perder tudo?
- Posso resgatar menos do que coloquei?
- É possível resgatar sempre que eu quiser?
- É possível renegociar as taxas?
8 passos para ser um INVESTIDOR de sucesso:
- Ficar sempre muito atento com promessas de ganhos muito altos. Existem muitas pirâmides, disfarçadas de bons investimentos.
- Começar a investir, aos poucos, com aplicações seguras e fáceis de entender, por exemplo, nos Títulos do Tesouro Direto.
- Conhecer e entender claramente o seu perfil de investidor.
- Ter um objetivo pré-estabelecido com seu dinheiro, antes de realizar seus investimentos.
- Ser disciplinado, mantendo o que projetou e, claro, respeitar sua estratégia de investimento.
- Ficar sempre atento às mudanças de cenário da economia e às perspectivas que possam trazer o melhor retorno para seu investimento.
- Estar ciente que o Agente Autônomo de investimentos é o único profissional que pode, de fato, fazer o investimento em seu nome, lidar com seu dinheiro, com sua autorização, é claro.
- Fazer da Educação Financeira seu estilo de vida, com o compromisso de estudar e aplicá-la diariamente.
Vídeo 5 Passos para começar a investir
IMPORTANTE:
Somente o conhecimento trará confiança para você dar o primeiro passo para montar sua carteira de investimentos. Parece um mundo difícil de se entender, mas não é. Hoje, com o vasto e rico material sobre esse assunto, somado à facilidade de busca na internet, está muito mais acessível aprender sobre esse mundo mágico do investimento. Um mundo que vale a pena ser entendido, acredite.
“Gastar menos do que ganha e investir bem a diferença é a porta para sua Independência Financeira, mas, para INVESTIR BEM, é preciso conhecimento e dedicação para aprender cada vez mais.” Odete Reis
Deixe um comentário