Você sabia que a taxa SELIC em alta impacta diretamente seu bolso? Aumenta os juros dos seus empréstimos, prestações, carnês e boletos. Veja as 5 super dicas para não cair na cilada dos juros altos.
SELIC – a taxa básica de juros – que vem subindo e está em 6,25% ao ano, com uma previsão de continuar aumentando.
O Banco central sobe a taxa SELIC para tentar conter a inflação, mas o efeito colateral disso para dívidas é terrível, pois o peso do aumento de juros nas prestações, carnês, boletos e empréstimos no orçamento das famílias é muito grande. O principal motivo é o aumento dos juros nessas contas, que acabam acompanhando a subida da taxa Selic.
Mas tem um jeito de minimizar este impacto no seu orçamento doméstico, com algumas atitudes positivas e mudanças de comportamento com seu dinheiro.
5 Sugestões que valem dinheiro para seu bolso, nesta subida da Taxa Selic:
1- Analise sua situação financeira
Antes de assumir um novo boleto, ou qualquer compra parcelada, faça uma análise PROFUNDA da sua realidade financeira e de quanto dinheiro você tem para gastar com novas contas.
2- Fuja dos 10 vezes sem juros
Evite parcelamentos, principalmente aqueles de longo prazo – os famosos 10 vezes sem juros. Se não pode pagar à vista, faça parcelas curtas e negocie muito os juros.
3- Importante
Se de fato precisar parcelar, não se esqueça de que as novas parcelas serão somadas com outras contas que você já. Portanto, elas precisam caber com folga no orçamento doméstico.
4- Negocie muito
Precisa realmente comprar aquele produto. Busque o menor preço e tente negociar o máximo possível, porque as lojas quase sempre têm margem para ajustar os valores. Lembrando que na internet, na maioria das vezes, têm ofertas interessantes.
5- Evite parcelar no cartão de crédito
Se tiver mesmo que comprar parcelado e estiver inseguro quanto a sua capacidade de pagamento, fuja do cartão de crédito, pois aí sim os juros são de chorar. O ideal é parcelar no máximo em três vezes no cartão, a não ser que o valor esteja, de fato, ótimo, e o parcelamento não tem acréscimo. Um exemplo disso são as compras das passagens aéreas.
Vídeo relacionado sobre impacto da Selic em seu bolso
Está endividado? conheça minhas 7 dicas para sair dessa
Lembre-se sempre que os juros corroem seu poder de compra.
Deixe um comentário