O que é REGRA 50-30-20 e como ela facilita a organização das suas Finanças Pessoais.
Sempre digo que nossos sonhos de consumo e realizações são ilimitados, porém o nosso dinheiro é limitado. Por conta disso, é preciso gastar o dinheiro com inteligência financeira, para que ele supra as necessidades de agora, vivendo com qualidade, e ainda nos garanta um futuro com tranquilidade.
Dividir seu dinheiro ganho em três partes, de acordo com a Regra 50-30-20, facilita suas finanças pessoais, gerar mais economia e maior autonomia financeira.
Funciona assim: fatiando seus ganhos, seu salário e seus proventos em três categorias distintas:
Vídeo relacionado REGRA 50-30-20
- 50% – GASTOS CONTAS
- 30% – SONHO LAZER
- 20% – POUPAR INVESTIR – após obrigações financeiras.
50% dos seus ganhos serão destinados para pagar as contas fixas, os gastos essenciais que não podem ser cortados como: moradia, alimentação básica, saúde etc.
30% para gastos com supérfluos, como: passeios, restaurante, cinema, aquele programa com a família de final de semana. Em suma, com seu estilo de vida, com aquilo lhe dá prazer, alegria e mais qualidade de vida.
20% para obrigações financeiras, como pagamento de parcelas de empréstimos, financiamento, carnês ou dívidas etc.
Agora, o Pulo do Gato está aqui nesses 20% das obrigações financeiras. Se você já se livrou delas ou de parte delas é hora de partir para os investimentos. Use esse dinheiro com inteligência financeira para fazer seu pé de meias, para colocar seus projetos em pé e para realizar seus sonhos.
IMPORTANTE:
A Regra 50-30-20 é apenas uma baliza para você na organização de suas finanças pessoais, seu planejamento financeiro. Ela pode e deve ser flexibilizada, de acordo com seu momento de vida.
Por exemplo:
Você pode economizar ao máximo nas contas fixas para sobrar mais dinheiro para gastar com o supérfluo. Por outro lado, se você está investindo em estudos, precisa segurar a grana do supérfluo para canalizar seu dinheiro para este fim.
DICA DE OURO:
Esta sugestão da divisão do seu dinheiro é feita considerando que você já possui sua RESERVA DE EMERGÊNCIAS (relembrando que é aquela economia feita em torno de 6 vezes o valor das suas contas fixas). Caso ainda não tenha formado uma reserva para emergências, organize-se através do
até atingir a soma necessária. Isto vai te dar uma tranquilidade para o caso de reveses da vida como: perda de emprego, problemas de saúde e etc.
Reafirmando que a divisão do dinheiro na Regra 50-30-20 é apenas uma sugestão para facilitar a organização de sua vida financeira. Ela dever ser adaptada conforme seu momento de vida.
Por exemplo: se você tem filhos em idade escolar, deverá concentrar seus esforços nos gastos de EDUCAÇÃO. O importante aqui é manter as despesas fixas dentro dos 50% do teto de seus ganhos, ou melhor, o mais baixo possível dessa porcentagem, para sobrar dinheiro para viver com qualidade, investindo para o futuro e, ao mesmo tempo, realizando seus sonhos.
Deixe um comentário