Por que a maioria das pessoas não consegue guardar dinheiro?
Através dos muitos anos de experiências com treinamentos e consultorias de Educação Financeira Comportamental, pude observar que o motivo principal da maioria das pessoas não conseguirem guardar um pouco de dinheiro se dá pelas suas escolhas e prioridades com seu dinheiro.
O motivo das pessoas não poupar se deve, na maioria das vezes, por que assim que recebem seus proventos, elas escolhem primeiro pagar suas contas fixas e adquirirem coisas, que acreditam serem necessárias para aquele momento. Somente quando sobra algum dinheiro é que pensam em guardar. O resultado disto é simples: nunca sobra dinheiro, não é verdade?
Ter e manter uma RESERVA PARA EMERGÊNCIAS é primordial para a Saúde Financeira de toda família e, por isto, se faz mais que necessário iniciar uma economia doméstica e poupança para este fim.
Enumerei aqui 7 Passos para montar sua RESERVA DE EMERGÊNCIA com ações bem simples, que irão te ajudar a sair desse ciclo vicioso de ganha e gasta, sem poupar. Confira:
Vídeo relacionado para montar sua RESERVA PARA EMERGÊNCIAS
Passo nº 1 – PAGUE-SE PRIMEIRO
Nada mais é do que PRIMEIRO VOCÊ SE PAGA e DEPOIS VOCÊ GASTA, como:
guardando mensalmente parte do seu dinheiro para montar sua RESERVA para EMERGÊNCIAS. Como fazer? Simples: Assim que o dinheiro cair na conta, transfira uma parte dele para uma aplicação financeira, antes mesmo de pagar as contas fixas.
Passo nº 2 – ESTABELEÇA UM VALOR
Estabeleça um valor para isto, de acordo com sua situação financeira no momento. Por exemplo 10% do que você ganha. Se não for possível guardar 10%, ok, estabeleça então 5% dos ganhos líquidos. O importante é guardar uma parte do seu dinheiro, assim que receber.
Passo nº 3 – ENGANE SEU CÉREBRO
Opa! como assim, enganar o CÉREBRO?
Faça de conta que seus ganhos reais líquidos são aqueles já descontada a quantia do PAGUE-SE PRIMEIRO. Por exemplo, você recebe 2 mil reais por mês, faça de conta que ganha 1.800 reais e guarda 200 reais. Ah, duzentos reais é um valor muito alto neste momento e vai fazer falta no pagamento dos compromissos já assumidos. OK, guarda 100 reais então e passe a economizar para aumentar este valor no mês seguinte.
Passo nº 4 – FAÇA TRANSFERÊNCIA AUTOMÁTICA
Autorize seu banco a transferir mensalmente o valor estabelecido para a sua RESERVA DE EMERGÊNCIAS. Vincule a data com o recebimento de seu ganho, assim que o dinheiro entrar na conta. Com isto você terá disponibilidade para gastar somente a diferença. Ganhou 2 mil reais, aplique 200 reais – PAGUE-SE PRIMEIRO – e conte com a diferença para GASTAR.
Passo nº 5 – FIQUE FIRME NESSA AÇÃO
Faça isso até atingir 6 vezes o valor mensal das suas contas fixas. Por exemplo se suas contas fixas são de 1000 reais, você precisa de 6 mil guardados para suas emergências financeiras.
Passo nº 6 – PAGUE AS DÍVIDAS PRIMEIRO
Se estiver devendo, no vermelho, primeiro se organize para pagar suas dívidas, e somente depois inicie a sua RESERVA PARA EMERGÊNCIAS, por um motivo bem simples: os juros que você paga com dívidas e contas atrasadas são muito mais altos do que o que você ganharia no investimento do dinheiro guardado.
Vídeo: DÍVIDAS 7 Passos para sair do vermelho
Vídeo: Veja o que o Guru das Finanças – Conrado Navarro – fala sobre o tema
Passo nº 7 – ONDE INVESTIR para montar sua RESERVA PARA EMEGÊNCIAS
O Tesouro Selic do Tesouro Direto é um dos investimentos indicados para isto, porque rende mais que a poupança e tem liquidez. Agora se você ainda não abriu sua conta no Tesouro Direto, transfira sua reserva para a Conta Poupança mesmo, mas não deixe o dinheiro parado em conta corrente.
LEMBRE-SE
PAGUE-SE PRIMEIRO é um caminho fácil e rápido para seu Planejamento Financeiro de curto, médio e longo prazo, mas antes é preciso fazer um planejamento financeiro e estar no azul.
“Tua segurança se perde, se não ficas atento.” (Manúcio)
Deixe um comentário