POUPANÇA, ainda vale a pena investir? – como também nos outros produtos de renda fixa: como Títulos do Tesouro Selic, CDBs e Fundos DI?
Com a economia fragilizada, devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19) o Banco Central reduziu a taxa Selic em 2,25% ao ano. A menor da toda nova história econômica.

Por conta disso, os investimentos de renda fixa estão rendendo muito pouco, pois esses produtos são atrelados à taxa Selic ou à Taxa DI.
- Taxa Selic é a taxa básica de juros que regula a economia.
- Taxa DI é uma taxa de juros que acompanha de perto a Selic.
Mas, SIM, ainda há motivos para manter esses investimentos na diversificação das aplicações.
Vou listar aqui 4 motivos de quando vale a pena investir nesses produtos de renda fixa.
- Para pequenas quantias, investir na poupança ainda é um bom começo. Com isso, o importante é criar o hábito de guardar dinheiro todo mês.
- Investimento em renda fixa é a forma mais adequada para fazer uma reserva de emergência, pelo fato desse dinheiro estar num lugar seguro e não correr riscos de perda de rendimentos, em comparação com a renda variável; além de contar com a liquidez.
- Esses investimentos de renda fixa também são ideais para serem usados em compromissos de curto prazo ou médio prazo: como a compra de carro, realizar uma reforma, se organizar para uma viagem.
- Aplicação em renda fixa com liquidez é a mesma coisa que ter dinheiro na mão. Portanto, é uma ótima oportunidade para a realização de negócios, pagar contas, adquirir bens nesses tempos de crise.
Agora, por outro lado, se você está com a vida financeira organizada, tem reserva de emergência para seis meses, no valor de suas contas fixas, pode sim pensar em investir em renda variável, como: fundos de ações, fundos imobiliários, fundos multimercado e até ouro.
Investir em renda variável é uma forma de aumentar os ganhos, mas no longo prazo.
Importante: antes de optar por qualquer tipo de investimento é fundamental que o tenha em mente qual é o objetivo do investimento. Nem sempre a melhor rentabilidade é a mais adequada, devido ao prazo.
Deixe um comentário