O Banco Central (BACEN) baixou a Selic (taxa básica de juros que regula a economia) para 2,25% ao ano; sendo a mais baixa da história.
Com isso, os investidores brasileiros serão bastante afetados, ficando cada vez mais difícil obter rendimentos acima da inflação nas aplicações de renda fixa, como: Poupança, Fundos DI, CDBs e Tesouro Direto.
E a coisa não para por aí, pois, segundo os profissionais de mercado, haverá mais redução da taxa Selic na próxima reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária). O objetivo do governo com a redução da taxa Selic é fomentar a economia, estimular consumo e empréstimos, que passam a ter custos menores.
Então, o que fazer nesses tempos de juros em queda para aquecer a economia?
TESOURO DIRETO:
Os Títulos Públicos do Tesouro Direto, ainda são uma boa opção, pois tem títulos que pagam uma taxa anual mais o IPCA (Índice do Preço ao Consumidor Amplo).
Veja simulações aqui: Títulos Públicos do Tesouro Direto
BANCOS DE SEGUNDA LINHA:
Geralmente os bancos de segunda linha pagam melhores taxas do que os bancos de primeira linha, por que precisam captar mais ativos para seus caixas. Esses bancos são pequenos pois, normalmente, não têm grandes redes de varejo e ou aglomerados financeiros.
O Poupa Brasil (www.poupabrasil.com.br) é uma boa oportunidade para acesso a esses bancos de segunda linha.
Ele foi criado pela ACREFI (Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento) http://www.acrefi.org.br/, que é uma associação sem fins lucrativos, que reúne bancos e financeiras de segunda linha para facilitar a vida do pequeno investidor.
Todas as instituições, associadas ao Poupa Brasil, são autorizadas a operar pelo Banco Central do Brasil.
As instituições financeiras que operam no Sistema Financeiro Nacional tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).
Simulação de rendimentos para aplicar em:
- Poupança
- CDBs de Bancos grandes
- CDBs de Bancos de segunda linha
- Títulos Públicos do Tesouro Direto
Pesquisar bastante e fazer simulações é a fórmula para obter um bom rendimento para o seu investimento com ganhos reais acima da inflação.
“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros.”
(Benjamin Franklin)
Deixe um comentário