Pagar os impostos IPVA | IPTU à vista e realizar o desconto? ou simplesmente parcelar?
Você também se assusta com a quantidade de contas que recebe no início de cada ano? Agora, então, após meses de restrições devido à pandemia, a situação financeira parece muito mais complicada para muitas famílias.
Numa situação normal, coisa que não temos no momento, eu recomendaria pagar esses impostos à vista e obter o benefício de 3% de desconto, que seria um bom negócio, se comparados com os 2% da taxa básica de juros, a Selic.
A dica é pague à vista, somente se se programou para isto e tem esse dinheiro à mão, sobrando. Caso contrário:
Se for necessário tirar esse dinheiro de sua reserva financeira, que seria o suficiente para alguns meses do orçamento familiar, somente para ganhar esse desconto, avalie em manter a liquidez do seu dinheiro e pagar esses impostos parcelados, sem a incidência de juros, é claro.
O importante agora é manter seu dinheiro disponível – com liquidez – dinheiro em caixa – para atravessar esses tempos difíceis e incertos.
DICA DE OURO: o ideal é guardar todo mês o equivalente a 1/12 avos (divida o total das contas por 12 e invista esta parcela em uma aplicação que tenha liquidez, com no Tesouro Selic por exemplo). Assim, quando chegar o novo ano você terá dinheiro para pagar esses impostos à vista, realizar o desconto, e ainda de quebra, ganhar os rendimentos do dinheiro aplicado durando o ano.
IMPORTANTE: o dinheiro da sua reserva para emergências deve estar investido em modalidades de aplicações seguras e com liquidez, provavelmente menos rentáveis, claro, mas à sua mão, quando você precisar dele.
Algumas sugestões para este investimento: Tesouro Selic, CDB com liquidez diária, Fundo DI sem taxa de administração, conta digital remunerada e, claro, a velha conta-poupança.
Vídeo: IPVA | IPTU POR QUE PAGAR PARCELADO É MAIS VANTAJOSO
Conheça também: 7 passos para seu sucesso financeiro neste novo ano
Link para adquirir o Livro: $IM para seu Dinheiro, guia prático de Finanças Pessoais
Deixe um comentário