A Educadora Financeira Odete Reis fala dos 7 passos do sucesso financeiro para 2021.
Mais um ano está se findando e este em especial, não vai deixar muitas saudades, não é verdade?
Bem, o importante e nunca perder as esperanças, sempre olhar para frente com foco, organização, planejamento e atitudes firmes para transformar nossas promessas de ano novo em verdadeiras realizações, sejam elas pessoais, profissionais ou financeiras.
Portanto, que tal dizer SIM para você e para seu dinheiro e, desta vez, transformar suas promessas de ano novo em atitudes e ações do dia a dia para organizar definitivamente as finanças pessoais e investimentos e ter um 2021 todo azul e muito próspero.
Veja 7 passos simples para você começar 2021 com sua vida financeira organizada:
1- Diga SIM eu vou iniciar AGORA o planejamento e a organização da minha vida financeira para 2021.
2- Calcule a renda mensal da família: anote todo seu rendimento como salários recebidos, rendimentos com aluguéis, bonificações, investimentos, entre outros.
3- Liste todas as suas dívidas: empréstimos, financiamentos, prestações. Assim você terá uma visão para onde está indo seu dinheiro.
4- Liste todas suas despesas fixas, variáveis e supérfluos como jantar fora de casa. Não se esqueça das contas do começo do ano: IPVA, IPTU, material escolar, matrícula escolar, seguros etc.
5- Subtraia todas as despesas de sua renda mensal.
6- Liste objetivos a curto, médio e longo prazo. Veja quanto é necessário para alcançar cada meta e poupe os valores todos os meses.
7- Pague-se primeiro: assim que o dinheiro cair na conta separe uma porcentagem para guardar. O ideal é poupar no mínimo 10% do seu rendimento líquido.
Resultado:
- Se a conta for Positiva, você está no caminho certo para começar a poupar e investir.
- Se o resultado for Negativo, corte as despesas que achar desnecessárias e com o que sobrar inicie uma poupança.
- Se estiver Endividado, comece a negociar as dívidas sempre trocando as de juros mais altos, como o cartão de crédito, por outra com juros menores, como um empréstimo consignado. Mas faça com que as parcelas dos novos empréstimos caibam em seu orçamento.
Atenção:
Se não gostar de controles e planilhas e tiver dificuldade para analisar suas finanças, aqui vai uma dica bem bacana:
Marque um tempo para você fazer isso. Por exemplo: vou verificar minhas contas diariamente, após o horário do almoço, por quinze minutos. Você não dispõe de tempo para assistir ao seriado preferido, a um capítulo de novela ou ao jogo de seu time campeão? Então faça a mesma coisa, disponha de apenas quinze minutinhos diários para cuidar de seu dinheiro. Pode ter certeza de que esta atitude positiva vai fazer toda diferença na soma de seus ganhos ao final do mês e na concretização de seus sonhos.
Reflita:
Com seu controle financeiro será possível saber exatamente quanto ganha e, principalmente, como e onde você está gastando seu rico dinheirinho. Identificar pontos a serem melhorados como, por exemplo, diminuir gastos variáveis e poupar mais. O intuito aqui é que você faça uma reflexão sobre seus hábitos financeiros e sobre suas atitudes em relação ao seu dinheiro.
“A maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar.” John L. Beckley
Deixe um comentário