DÍVIDAS 7 Passos para sair do VERMELHO. Você está vivendo no VERMELHO e não está conseguindo sair desse ciclo? Olha, Você não está sozinho(a) nessa.
Muitos brasileiros estão passando por momentos de crise financeira, mas o desespero não vai levar a nada, é momento de analisar a situação e fazer uma boa reflexão, se perguntando:
“- O que eu posso fazer de diferente para me reerguer, me reorganizar financeiramente e, ainda, obter uma renda extra.
Para facilitar a organização e solução de suas DÍVIDAS, listei aqui 7 passos para sair do VERMELHO, que podem te ajudar muito na reorganização da sua vida financeira e quiçá pessoal.
Vídeo relacionado: 7 Passos para sair do Vermelho
1º Passo: ASSUMA A SITUAÇÃO
Reconheça que Você tem um problema financeiro e não jogue a culpa nos outros.
SIM, por algum motivo está vivendo no vermelho, seja por descontrole financeiro, falta de planejamento financeiro, desemprego, redução de salário, viver acima do seu limite de padrão de vida. Assumir para si toda a responsabilidade é fundamental nessas horas, para iniciar um processo de reflexão, mudança de hábitos e comportamento de como está lidando com seu dinheiro.
2º Passo: TENHA CLAREZA DA SITUAÇÃO
É muito importante tomar conhecimento de sua real situação financeira, sem medo ver os resultados. Coloque no papel tudo que deve, como: dívidas com cartão de crédito, limite gasto no cheque especial, carnês, empréstimos, financiamentos. Acrescente o valor de suas contas fixas mensais, como: água, luz, internet, celular, condomínio, alimentação, transporte etc.
IMPORTANTE:
Não tenha vergonha de estar devendo. Sabe aquela frase popular:
“- Devo não nego, pago quando puder.” pois bem, o importante agora é fazer todos os esforços para pagar, não é verdade? Como?
3º Passo: DESCUBRA SUAS HABILIDADES E HOBBIES
Pense, repense, analise, reflita e fale com sua família e com seus amigos do peito e descubra quais são as suas habilidades e hobbies que podem ser transformados em uma fonte de renda extra. Você pode ter algum conhecimento que somado ao de outra pessoa pode ser transformado em um novo negócio. Aqui é hora de botar a boca no trombone mesmo e se redescobrir.
Mexa-se: busque novos aprendizados, mesmo que não seja de sua área. Na internet tem muita coisa sem qualquer custo. Aprendo algo novo.
4º Passo: DESAPEGUE GERAL
Ganhe dinheiro vendendo o que está sobrando em sua casa. Faça um pente fino em todos os cômodos. Com certeza vai encontrar muitas coisas que podem transformar em reais e, assim, fazer uma renda extra. Aproveite para praticar o desapego. Viver no estilo mais minimalista é o mote deste século. Pense nisto.
5º Passo: ENXUGUE GASTOS
Agora é hora de ter um olhar 360º em tudo que paga. Como? Enxugue os gastos, procurando produtos mais baratos, cortando supérfluos e eliminando desperdícios.
Faça um pente fino em suas contas fixas e descubra onde pode reduzir gastos. Cada centavo economizado está valendo. Por isto, é hora de negociar, pedir descontos, reduzir todos os pacotes que contratou, como: Internet, Celular, TV por Assinatura, Streaming etc.
Se diminuir R$ 30 reais no mês da sua conta de celular, por exemplo, representa uma economia de R$ 360 reais no seu bolso no ano. Juntando esta economia com outras, o impacto será grande no seu orçamento, pode ter certeza.
Vídeo relacionado: Como Negociar | Renegociar Dívidas em 4 passos
6º Passo: PEÇA AJUDA
Se puder, faça um empréstimo com juros baixos para quitar as dívidas de juros altos, como as do Cartão de Crédito e limite do Cheque Especial. Se tiver a oportunidade de conseguir dinheiro emprestado de parentes e amigos, melhor ainda. Às vezes dividir seu problema com alguém de confiança lhe traz ideias e até ajuda financeira.
Vídeo relacionado: Como quitar Dívidas Vencidas ou Atrasadas
IMPORTANTE: Se fizer novo empréstimo, garanta que a parcela caiba no seu orçamento com folga, nem que para isto precise aumentar o número das parcelas, o que não seria o ideal. Mas é melhor do que depois não conseguir pagar o combinado e precisar renegociar esta dívida.
Vídeo relacionado: Como negociar | renegociar dívidas – 4 dicas importantes
7º Passo: MONTE SUA RESERVA PARA EMERGÊNCIAS
Com a vida financeira mais organizada, comece a montar sua Reserva para Emergências. Isto vai te dar tranquilidade financeira em uma próxima dificuldade. Por que sabemos que as crises vêm, vão embora, mas voltam, não é verdade?!
O importante é estar preparado para os reveses da vida. E ter uma boa Reserva para Emergências nessas horas, ajuda muito, podes crer.
“Uma jornada de mil quilômetros começa sempre com um simples passo.” Lao-tsé
Deixe um comentário