Em minhas Palestras eu sempre faço essa pergunta aos participantes:
-
Quem aqui acha que não precisa mudar a forma de como está lidando com seu dinheiro? E ninguém levanta a mão, o que quer dizer que todos acreditam que precisam mudar seus hábitos com dinheiro.
Essa atitude da plateia me faz, então, emendar uma segunda pergunta:
-
Então por que não muda seus hábitos e a forma de tratar seu dinheiro?
Considerando os momentos atuais da economia brasileira em crise, se faz necessário, mais do que nunca, mudanças de hábitos e explico por que?
Todos nós temos a consciência que as ofertas e estímulos de consumo são grandes, mas, ao mesmo tempo, todos os preços estão subindo, com a inflação no patamar de 9% ao ano. Para tentar regular a economia o governo vem subindo os juros e somam-se a isso tudo o crescimento do desemprego. Portanto, temos uma crise escancarada e muito dolorosa para atravessarmos.
Bem, até aqui, não falei nenhuma novidade para você meu leitor(a) e seguidor(a), não é verdade?
OK, então por que não muda seu comportamento e hábito perante esta situação caótica que estamos vivendo?
Positivamente, o mundo está dinâmico de novos conhecimentos e de novos saberes, e com isso se faz necessário APRENDER A APRENDER COMO ALGO FUNDAMENTAL. Ou você aprende todo dia algo novo que o faz mudar um pouco seus conceitos, suas ferramentas, sua maneira de viver, de conviver e gerenciar seu dinheiro ou você vai inexoravelmente deixar de ter maior qualidade vida como o que ganha e a fazer seu dinheiro render, adquirindo patrimônios e riquezas.
A terceira pergunta eu repasso para você:
-
O que eu quero de novo ou que eu posso fazer de diferente para mudar definitivamente meu comportamento financeiro?
Faça uma reflexão e responda para si as perguntas dos parágrafos abaixo:
- Você já analisou suas finanças pessoais e seus investimentos, se perguntando se está consumindo o que realmente precisa ou só aquilo que deseja. Se tem controle de seus ganhos e gastos e sabe para onde está direcionando seu dinheiro? Se seus investimentos estão rendendo acima da inflação e, ainda, se estão aplicados em produtos, de acordo com a sua fase se vida atual.
- A percepção de suas necessidades de consumo e a realização de seus sonhos estão alinhados os seus hábitos diários no mercado de consumo e financeiro?
- Nas finanças você conhece a floresta ou só uma árvore? Tão importante quanto conhecer suas finanças pessoais e também conhecer o mundo financeiro globalizado, para saber quais são as oportunidades de investimentos e de negócios. Pergunto: você sabe como funciona o Tesouro Direto? Você sabe o que é uma LCI ou LCA? Você sabe como mercado de ações funciona? Você sabe o que um Fundo de ações?
Portanto, meu amigo e minha amiga, saia da zona de conforto e comece a valorizar o resultado de seu dinheiro que é seu conhecimento, sua saúde e seu tempo. Aprenda um pouco mais, a cada dia, para fazer seu dinheiro trabalhar por você e não ao contrário: trabalhar e só pagar contas, dívidas e juros altos.
“A maior prova da insanidade mental é querer obter resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas do jeito que sempre fez.” Albert Einstein
Deixe um comentário