Saiba mais sobre os Investimentos de Renda Fixa para aumentar a rentabilidade de seus ativos.
Não se engane com os investimentos em RENDA FIXA!
Muitas pessoas acreditam que a renda Fixa é um tipo de investimento com rentabilidade sem variação alguma. A palavra “fixa” induz naturalmente a este raciocínio. Mas isso não é verdade.
Existem oscilações em função da variação da cotação do título no mercado financeiro e do indexador, no caso de títulos com rentabilidade pós-fixada, e variações de preços no mercado, principalmente em função das expectativas de inflação, que é o caso de títulos pré-fixados.
Desta forma, os títulos de Renda Fixa podem também resultar em perdas para o investidor. Por isso, o ideal para a Renda Fixa é investir a longo prazo.
Renda fixa é um tipo de investimento com rentabilidade em períodos definidos, determinados no momento da aplicação. Podemos dizer que cada título de Renda Fixa é um empréstimo. Quem compra o título está emprestando dinheiro e cobrará juros. Quem pega o empréstimo deverá pagar estes juros.
No Brasil, os títulos de Renda Fixa podem ser emitidos por entidades públicas ou privados e também podem ter rentabilidade pré-fixada ou pós-fixada.
Os títulos pré-fixados possuem rentabilidade definida no momento da compra, ou seja, o investidor sabe exatamente o valor que irá receber se ficar com o título até a data de seu vencimento.
Já os títulos pós-fixados possuem seu valor corrigido por um indexador. Assim, a rentabilidade da aplicação depende do desempenho do indexador e da taxa contratada no momento da compra.
Alguns exemplos de títulos de Renda Fixa são:
- Poupança
- Letra de Câmbio (LC)
- Letras hipotecárias (LH)
- Letras de crédito imobiliário (LCI)
- Letra de crédito do agronegócio (LCA)
- Recibo de depósito bancário (RDB)
- Certificado de depósito bancário (CDB)
- Tesouro Direto
- Debêntures
- Fundos de investimentos, que investem em renda fixa.
“A Renda Fixa é um tipo de investimento no qual você tem maior clareza e quanto poderá receber ao final de sua aplicação. Isso acontece porque ela pode ser pré-fixado ou pós-fixada.” Odete Reis
Fonte: SABESPREV – Coluna ABC do investimento
Saiba mais: Investimento de RENDA FIXA com a Selic em alta
Saiba mais: 5 sugestões de INVESTIMENTO para o investidor iniciante
Deixe um comentário