É comum eu receber perguntas assim:
- Recebi 150 mil reais do meu FGTS, poderia me dizer onde eu invisto esse dinheiro? ou
- Acabei de vender um terreno por 300 mil, por favor me diga, qual é o melhor investimento neste momento?
As pessoas estão certas em pedir orientação de onde e como investir seu dinheiro, mas o que não sabem é que existem profissionais especialistas no mercado financeiro, específicos para dar orientação sobre isto.
Mas é preciso saber diferenciar o papel de cada um desses profissionais na hora da sua contratação.
São praticamente 4, os profissionais da área financeira com essa função:
- PLANEJADOR FINANCEIRO
- CONSULTOR DE INVESTIMENTOS
- ANALISTA DE INVESTIMENTOS
- AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS
Vídeo Odete Reis sobre os Profissionais de Investimentos
1- PLANEJADOR FINANCEIRO
- A função do Planejador Financeiro é avaliar toda vida financeira do seu cliente e ajudar ele a se organizar; analisando seu patrimônio e suas dívidas e conciliando tudo isso com seus objetivos e metas com dinheiro; sempre com visão a curto, médio e longo prazo.
- Esse profissional é limitado a orientar somente na distribuição dos investimentos do cliente, de acordo com o resultado dessa análise.
- Não tem autorização para recomendar produtos específicos ao cliente, como, por exemplo, indicar a compra a ação A ou B, ou aplicar no Fundo X.
2- ANALISTA DE INVESTIMENTOS
- O Analista de Investimentos é um profissional contratado pela corretora ou banco para avaliar os produtos financeiros e recomendar a compra e venda para os clientes.
- Sabe quando você vai ao banco e pergunta ao seu gerente, qual é o melhor investimento, ele recomenda esse ou aquele produto?
- As recomendações desse analista são feitas com base nas características do produto analisado, não há nenhuma relação entre o analista e o cliente, ou seja você.
- Portanto, o produto recomendado pelo seu gerente pode não ser adequado para suas necessidades.
- A decisão de onde e como investir deve ser sempre sua.
Tem um ditado que diz assim:
“Coisas boas não me procuram, sou Eu quem procura as coisas boas”
Acredite, aprender mais sobre investimentos vai te auxiliar a encontrar as coisas boas do mercado financeiro e também aquelas mais adequadas para seu momento de vida. É você quem procura coisas boas e não ao contrário.
3- CONSULTOR DE INVESTIMENTOS
- O Consultor de Investimentos são aqueles profissionais que executam a função de indicar o melhor investimento para o cliente.
- IMPORTANTE: Para exercer essa função, ele precisa ser cadastrado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
4- AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS
- O Agente Autônomo de Investimentos é o profissional que tem ligação com as corretoras e com toda plataforma de investimentos.
- Esse profissional é pago pela instituição para oferecer os produtos disponíveis que se encaixam com sua necessidade de investimento.
- Ele aplica o teste API (Análise de Perfil do Investidor), que vai analisar sua disposição para riscos e seu conhecimento sobre investimentos.
- ATENÇÃO:
É o único dos quatro profissionais, que citei aqui, que pode lidar diretamente com seu dinheiro e executar ordens de investimento, mediante sua autorização, expressa por ele. - Ele é remunerado com base nos produtos que são adquiridos pelos seus clientes.
RESUMINDO:
- Planejador Financeiro: faz planejamento o organiza suas finanças;
- Analista de Investimentos: faz recomendações de investimento;
- Consultor de Investimentos: indica o melhor investimento;
- Agente Autônomo de investimentos: único que pode de fato fazer o investimento em seu nome, lidar com seu dinheiro.
As respostas para as 2 perguntas do início desse post são: Não sei, mas o ideal é você consultar um profissional adequado:
um CONSULTOR DE INVESTIMENTOS ou um AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTOS
Fonte: UOL Economia – Finanças Pessoais
Deixe um comentário