Casa própria ou Independência financeira?
Melhor morar de aluguel o resto da vida e investir o dinheiro, juntado com sacrifício ao longo de anos, para atingir mais cedo a Independência Financeira? ou comprar um imóvel e realizar o sonho de ter a casa própria?
Essa é uma pergunta recorrente que recebo de muitos poupadores, que juntaram dinheiro para comprar um imóvel e na hora de realizar o sonho têm a dúvida do que seria mais vantajoso; nesse atual mercado de incertezas.
Compro meu sonho da casa própria ou acelero minha Independência Financeira?
Compro o imóvel ou aplico meu dinheiro?
Vamos aos fatos para obter essa resposta:
Deixar de ter casa própria para ganhar mais no mercado financeiro funciona muito bem durante alguns anos, mas, esse método pode dar errado, por que os investimentos são cíclicos, especialmente neste momento de turbulência no mercado interno e externo.
Os imóveis tiveram um forte boom imobiliário entre os anos de 2003 e 2011, mas hoje estamos num processo de estabilização e retomada gradual da demanda.
Por outro lado, os ganhos na Renda Fixa são pouco atraentes com a taxa Selic baixa.
Normalmente, no longo prazo, os imóveis vencem com folga os ganhos líquidos que se obtém na Renda Fixa.
Precisamos considerar também que a casa própria para o brasileiro tem aspectos que vão além do financeiro. É sempre um sonho de realização para a família.
Então, resumindo:
- Comprar o imóvel desejado à vista, com um excelente desconto, já que tem poder de barganha para isto: uma vez que juntou o dinheiro total da compra.
- Manter o ritmo de poupar todo mês, como vinha fazendo, até atingir o total da compra do imóvel;
- Gastar sempre menos do que ganha e investir bem a diferença.
Logo se conseguirá remontar as reservas para aplicações financeiras bem interessantes e atingir a Independência Financeira, sendo que o imóvel adquirido fará parte dela.
Deixe um comentário