CURSO DE FLUXO DE CAIXA
Dias 10; 11 e 12 de setembro de 2018 na ACMC
Associação Comercial de Mogi das Cruzes
Empreendedores façam sua inscrição:
Tel.: (11) 4728-4300 / e-mail: acmc@acmc.com.br
OBJETIVO DO CURSO:
O objetivo deste curso e ensinar como fazer um do Fluxo de Caixa para verificar a saúde financeira do negócio, a partir de análise, e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa. Avaliar o desempenho da atividade financeira da empresa, entender as funções e vantagens do fluxo de caixa, identificar as necessidades do capital de giro e como aplica-lo na gestão da empresa.
CONTEÚDO DO CURSO:
1. Avaliar o desempenho da atividade financeira da empresa;
2. Entender as funções e vantagens do fluxo de caixa;
3. Identificar as necessidades do capital de giro e como aplica-lo na gestão da empresa;
4. Elaborar um fluxo de caixa;
5. Utilizar o fluxo de caixa como ferramenta para a gestão financeira;
6. Entender DRE; e,
7. Balanço Patrimonial para demonstrar lucros e prejuízos.
O QUE É FLUXO DE CAIXA:
Fluxo de Caixa, conhecido em inglês como Cash Flow, é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados. Ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões.
O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa. Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento.
Fonte: SEBRAE
O Fluxo de Caixa, por ser um instrumento de Gestão Financeira, deve ser utilizado diariamente por qualquer empresa (inclusive os profissionais autônomos). Esta ferramenta permite ter conhecimento claro e objetivo do fluxo de dinheiro que entra e que sai da empresa e, assim, manter as contas em dia, ou seja, um negócio saudável.
“O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios.”
(Michel de Montaigne)
Deixe um comentário