Além de todas as despesas extras do início do ano também é preciso começar a se preocupar com a Declaração de Imposto de Renda.
7 Dicas que ajudarão você e mais 30 milhões de Brasileiros na hora de domar o Leão.
A falta de planejamento e informações pode diminuir consideravelmente sua restituição. Tire um tempo para ler as instruções e verificar todos seus direitos para ajudar a acertar as contas com o Leão.
Fazer a declaração de imposto de renda com calma. Quanto mais informações corretas menor é a possibilidade de cair na malha fina. Informar as fontes pagadoras corretamente é um ótimo caminho para não cair no pente-fino da Receita Federal.
1. VENDA DE IMÓVEL
Na venda de um imóvel é possível reduzir o imposto sobre o ganho de capital, através do abatimento da comissão destinada ao corretor. Para isto é preciso ter guardado o comprovante da comissão.
2. RENDIMENTO COM IMÓVEL ALUGADO
Se o imóvel declarado estiver em nome do casal, que faz a declaração em separado, cada um do conjugue pode dividir os rendimentos e declarar.
3. PORTADOR DE DEFICIÊNCIA FÍSICA E MENTAL
Responsáveis por crianças deficientes podem declarar gastos com instrução, como despesas médicas, desde que tenham laudo que comprove a deficiência da criança.
4. BENFEITORIAS EM IMÓVEIS
Reforma que valoriza o imóvel, como por exemplo, a construção de uma garagem, deve ser declarada. Esse gasto não é abatido, mas aumentam o valor do imóvel. Este benefício será visto no momento da venda, pois os gastos são descontados dos ganhos de capital, o que faz o imposto sobre o imóvel ser menor.
5. FILHOS: UM CONJUGUE PAGA AS DESPESAS E O OUTRO DECLARA
Não importa qual dos dois paga a conta, para a receita tanto o pai quanto a mãe podem incluir o filho como dependente na declaração e abater do imposto de renda aos gatos da criança. Isto também serve para o parto.
6. PENSÃO ALIMENTÍCIA DOS FILHOS
Quem tem a guarda e recebe a pensão alimentícia pode aumentar em muito seus rendimentos. Uma dica é abrir uma conta corrente em nome da criança e fazer os depósitos mensais em nome dela. Se a pensão for inferior a R$1.710,78 a criança está isenta de imposto.
7. PRÓTESE E APARELHOS DENTÁRIOS
Gastos com próteses ortopédicas podem ser deduzidos. Aparelhos ortodônticos podem ser abatidos, desde que constem da conta do hospital.
Fonte: Guia Revista Veja n.2 de 8.1.2014.
“Seja Gestor de Si mesmo e faça mensalmente um planejamento de sua vida financeira pessoal.” Odete Reis
Deixe um comentário