FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – Salvação da lavoura.
Em tempos de crise, a grana das contas inativas do FGTS, liberado pelo governo, chega em boa hora para muitos brasileiros.
Este dinheiro será liberado de 10.3 até 31.07.2017.
Não tenha dúvidas, sacar o saldo de FGTS da sua conta inativa vale a pena, por que nos últimos dez anos, esse dinheiro perdeu para a inflação, rendendo apenas 3% a.a.
A dúvida é como usar e fazer esse dinheiro render muito.
Veja aqui as dicas, que valem muito, para usar esse dinheiro de forma inteligente.
1. Se você estiver inadimplente ou endividado:
Inadimplente:
- Pegue esse dinheiro e quite suas dívidas ou, pelo menos, elimine o máximo delas que puder. Aproveite para negociar bastante e pedir muito desconto, afinal você está com dinheiro vivo na mão. Os bancos consideram o dinheiro perdido e costumam dar descontos grandes. Aproveite para colocar sua vida financeira em ordem e se sobrar, não gaste, invista, já que esse dinheiro não estava previsto mesmo.
Endividado:
- Dívidas com o cartão, cheque especial, e empréstimos, a ordem também é quitar, mas conseguir descontos significativos nas taxas de juros. O que sobrar, guarde e invista.
2. Se você não está com dívida, mas é daquele tipo que não consegue ver dinheiro pela frente e sai logo gastando:
- Aplique esse dinheiro imediatamente em algum investimento que não fique a altura de suas vistas, como no Tesouro Direto, por exemplo.
3. Se você está tranquilo com suas finanças pessoais, ótimo. Parabéns!
- Neste caso, você pode gastar uma parcela com aquilo que gosta, como uma viagem, por exemplo. Mas guarde uma parte para ajudar no planejamento de sua aposentadoria. É importante pensar num bem estar duradouro e não somente na emoção de gastar na hora de você colocar a mão neste dinheiro. O pulo do gato aqui é o Equilíbrio Financeiro, gastando o necessário e guardando o restante.
Resumindo, realize seus sonhos mas não se esqueça de garantir um futuro tranquilo também.
- Pague as dívidas;
- Faça uma reserva financeira de pelo menos seis meses do valor de suas contas fixas;
- Os Títulos Públicos do Tesouro Direto são uma boa opção para investimento.
“Saber ganhar dinheiro e saber guardar dinheiro, qualquer um dos dois poderia fazer um homem rico.” (Sêneca)
Estava esperando este post Odete.Obrigada!!! Como vc disse é um dinheiro inesperado e quero fazer o melhor proveito dele. Estou pensando se quito boa parte do financiamento do meu imóvel ou se invisto no tesouro. Vou comparar as taxas e ver o que será mais rentável, uma vez que a taxa do meu financiamento é bem baixa.
Olá Evelin,
Você está certíssima, é preciso comparar as taxas, antes de tomar qualquer decisão.
Boa Sorte e grande abraço!
Odete Reis
Palestrante e Educadora Financeira