Aleksandro Santos, Analista Financeiro, é um estudioso assíduo no curso de Gestão Financeira da Faculdade Unisuz. Ele fala de maneira simples, objetiva e didática suas impressões sobre a palestra “Inteligência Financeira”, proferida pela palestrante de Educação Financeira, Odete Reis.
“Odete Reis iniciou a palestra convidando o público a uma reflexão, para que pudéssemos de certa maneira mapear o rumo do nosso dinheiro, finança pessoal e perfil financeiro.
Mostrou, através de dicas alguns perfis de consumidores: conscientes, consumistas, alienados e compulsivos.
Assim o público já estava preparado para os demais conteúdos que viriam, dentre eles nós convidou a sermos GESTORES DE NÓS MESMOS. Um gestor tecnicamente falando “não pode” consumir por impulso, ela deixou algumas perguntas que se fazem necessárias antes de bater o martelo e digitar a senha confirmando uma compra.
·Eu preciso deste produto? (sic)
·Eu tenho dinheiro? (sic)
·Tem que ser agora? (sic)
Falou sobre cartão de crédito, não tratando ele como vilão, e sim utilizado-o de forma consciente, como:
Na contratação, preferir bandeiras que nos ofereçam alguns benefícios, tais como, isenção de anuidade e política de bônus e milhagens.
Orientou a concentrar as compras em um único cartão, facilitando assim o controle das compras.
Nunca utilizar o crédito rotativo, nem efetuar saques em dinheiro e estarmos atentos às compras efetuadas na internet e consultar o saldo a cada 10 dias.
Falou dos 5 Rs: Reflita, Recuse, Reduza, Reutilize e Recicle, itens importantes para a sustentabilidade consciente do nosso planeta.
Orientou-nos a termos atitudes positivas, pois com pequenos controles e cortes nas despesas é possível ter uma grande economia, e para aqueles que já estão endividados a chave é negociar as dívidas, ajustar o orçamento, nunca gastar além do que ganha e ser o primeiro credor, reservando para si 10% do rendimento.
A palestrante finalizou nos mostrando um gráfico onde continha o ciclo da vida financeira e planilha de controle pessoal, ferramenta para nos auxiliar na busca de novas metas e quem sabe independência financeira”.
“Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da segurança nunca vai muito além da margem.” Dale Carnegie
Aleksandro, maravilhoso seu trabalho! Parabéns
Karina, obrigado pelo comentário e seu interesse pelo tema.
Parabéns! Que Deus o abençoe!
Esta muito Bom!
Amem!
Obrigado pelo comentário, navegue no site, aqui tem bastantes dicas sobre educação financeira.
Prezado Professor Aníbal:
Obrigada pelas palavras de carinho e atenção.
Fico muito feliz que gostou da matéria do Aleksandro e que a mesma tenha agregado informações positivas à sua vida financeira e de sua família.
Um forte abraço,
Odete Reis
Palestrante de Educação Financeira
Parabéns pela publicação Aleksandro.
Odete, estes conhecimentos nos agrega mais valores na nossa vida Profissional e Pessoal.
Paulo, com certeza o trabalho desenvolvido pela Odete Reis, nos ajuda a somar algo mais com relação as finanças.
Grato pelo comentário, grande abraço.
Parabéns pelo seu ótimo trabalho.
Andreza, obrigado pelo comentário e se dedique a este assunto, vc é jovem comece a traçar alguns objetivos financeiros para o seu futuro. Afinal a continha de + e – no final de cada ciclo precisa ter um saldo positivo.
Querida Andreza:
Quero te agradecer e dizer que este trabalho só é possível com o apoio, carinho e ajuda de vocês meus seguidores, leitores e amigos.
Te desejo muito sucesso e que a educação financeira esteja presente em seu dia a dia, pois só assim terá maior qualidade de vida e tranquilidade.
Grande abraço,
Odete Reis
Educadora Financeira
Palestrante de Finanças Pessoais
Gostaria de agracer pela publicação do meu breve relato, mas principalmente pela palestra ministrada onde o conteúdo abordado foi e é importantíssimo.
Foi um grande prazer e alegria Aleksandro receber seu trabalho e publicá-lo em meu site. Quero também parabenizá-lo pela clareza que descreveu este tema de finanças pessoais, que é cada vez mais importante para esclarecer as famílias brasileiras, que continuam se endividando por conta do crédito farto e fácil.
Um grande abraço e te desejo sorte e sucesso sempre.
Odete Reis
Gestora Financeira e Palestrante de Educação Financeira