Ainda não conseguiu orquestrar seu dinheiro?
Na verdade, quando se fala em Planejamento Financeiro, não existe mágica. O ideal é descobrir os seus sonhos mais importantes e os de sua família e juntos colocar as mãos à obra para economizar e transformar esses sonhos em objetivos e metas realizadas.
Veja as 5 Dicas que podem te auxiliar no controle de tapar os “ralos” por onde o dinheiro pode escoar e administrar melhor as dívidas.
- Fique atento às tarifas do seu banco. Converse com seu gerente e escolha um pacote adequado às suas necessidades.
- Use a Internet a seu favor: Pagamentos, transferências e investimentos podem ser feitos on-line. Você acaba poupando, por exemplo nos investimentos com taxa de administração menor.
- Se você tem dívidas com o cartão de crédito, cheque especial e outras modalidades de crédito com juros altos, é hora de tentar juntar tudo numa dívida só. O ideal é trocar a dívida com juros altos por uma com juros mais baixos, como por exemplo: fazer um empréstimo pessoal (juros de 5%mês) para pagar o rotativo do cartão.
- Muitas pessoas ainda resistem em mexer na poupança e pagam juros mais altos para rolar dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Isto é insensatez pois assume o peso de encargos de 14% contra um ganho de na poupança de 0,5%.
- Aplique seu Dinheiro de forma mais segura: Antes de pensar em investir a longo prazo, é imprescindível formar uma reserva equivalente de três a seis meses de seus gastos mensais para emergências.
Aprender mais sobre investimentos é importante, mas não tão importante quanto cuidar de seu corpo, sua mente, sua carreira, suas relações sociais e de seu papel no mundo.
O bom investidor não é aquele que vive para os investimentos, mas que vive dos investimentos, e vive muito bem!
Odete,
Adorei a última frase. Você sempre nos surpreendendo com seus conhecimentos e experiências.
Abraços
Cintia Cury
Olá Odete!
Seu assunto veio a calhar. Estava mesmo pensando em uma maneira de aplicar alguns "trocos". Mas quero fugir da mesmice dos bancos, que só nos oferecem aplicações, onde o funcionario/gerente, precisa cumprir alguma meta.
Sei que vou encontrar a aplicação certa.
Grande abraço
Vilma Lunardelli