Trabalhamos tanto que não vimos a hora das férias merecidas chegar. Muitas vezes por falta de tempo e até falta de organização, deixamos tudo para a última hora. Saiba que quanto mais tarde organizar sua viagem, mas cara ela fica. Não raro chega a custar até 50% a mais do valor, se fosse feito com a devida antecedência. Veja as dicas importantes para viajar com economia e não cair em cilada.
1. Antes de Viajar

- Quanto mais antecedência uma viagem for programada, mais você pode economizar. O ideal é planejar uma viagem com pelo menos seis messes de antecedência. A economia pode chegar a 50%.
- As empresas aéreas oferecem promoções de passagens com antecedência.
- Viagens em grupo saem com preços bem mais barato.
- O pacote de viagem tem que ser oferecido de maneira clara, transparente e não pode ter pegadinhas.
- Antes de fechar um pacote de viagem, consulte os serviços prestados pela empresa no cadastro negativo do PROCON, no IBEDEC ou em sites que tem registro de reclamações.
- Para sua segurança, guarde todos os registros do pacote que está fechando como: contrato, panfletos, informativos da internet.
- Fique atento em sites que oferecem pacotes com preços bem abaixo dos praticados no mercado. Faça comparações e especule bastante se o site é idôneo.
2. Malas prontas
- Aconteceu um imprevisto e precisa cancelar a viagem antes embarcar. Saiba que você pode cancelar com até um dia de antecedência e obter de volta 80% do total pago.
3. Viajando
- Se já estiver na viagem e perceber que o pacote não está condizente com o combinado, faça registro com fotos, imagens. Na volta aciono a operadora e a agência que contratou.
- No caso de chegar ao destino e as condições forem inferiores ao combinado, por exemplo, comprou um pacote de luxo e chegando ao local percebe que foi enganado. Você pode pagar a diferença para ter o conforto que idealizou e pedir ressarcimento na volta.
- Consumidor levado por imagens e por ofertas que na prática não foram condizentes com o pacote pago, deve documentar, filmar, gravar e na volta buscar o juizado para obter o ressarcimento do gasto.
4. Atraso de vôos
O que as companhias aéreas têm que oferecer:
- Atraso de 1 hora – disponibilizar internet e telefone para se comunicar
- Atraso de 2 horas – alimentação com bebida
- A partir da 4 horas – direito a acomodação
- Extravio de bagagem é indenizável
- Se tiver algo valioso na mala, o ideal é fazer uma declaração.
- Viagens com Transporte Rodoviários seguem a mesma regra
5. Na volta
- Se a viagem foi aquela dos sonhos, Ótimo! Mas, se sentiu lesado de alguma forma, procure a operadora ou a agência de turismo ou o site de venda, em fim todos que de algum modo lucraram com a venda do pacote e faça a reclamação por escrito.
- Caso não consiga o ressarcimento direto com os responsáveis pelo pacote, o ideal é procurar um advogado ou IBEDEC (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de consumo) ou PROCON e sites de reclamação.
6. Venda Coletiva
- No início da Venda Coletiva havia muitos pacotes enganosos, isso melhorou muito e a taxa de reclamações caiu bastante.
7. Deveres e Obrigações
- As empresas de turismo, passagens aéreas e passagens rodoviárias estão cada vez mais conscientes do seu dever e do direito do consumidor, o que traz bastante tranquilidade na hora do lazer merecido. Mas estar atento aos seus direitos é seu dever.
“O que fazemos durante as horas de trabalho determina o que temos; o que fazemos nas horas de lazer determina o que somos.” (Charles Schulz)
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