Conheça a Regra dos 80 para diversificar seus investimentos e construir lastros.
A Regra dos 80 é uma forma de diversificar sua carteira de investimentos, aplicando em renda variável, de acordo com sua idade.
No último artigo, falei que o Ouro teve um aumento de 12% somente este ano; que é um bom investimento no momento, só que é renda variável e, portanto, é preciso ter cautela na hora da compra. Por isto me lembrei de passar essa regra dos 80 – que gosto bastante – para vocês investirem em renda variável com menor risco, de acordo com idade e fase de vida.
Mas primeiro vamos entender o que é renda variável:
- Renda variável são os ativos, cuja remuneração ou retorno do capital não podem ser medidos no momento da aplicação. Por isso tem risco. Alguns exemplos: ações, ouro, alguns fundos de investimentos. Como você corre maior risco de perda de capital investindo em renda variável, também você tem a oportunidade e chance de obter um melhor rendimento.
Como diz o ditado popular “Não devemos colocar todos os ovos na mesma cesta”; a Regra dos 80 é uma boa sugestão em como dividir seus investimentos.
Veja o quadro ilustrativo abaixo:
Desconte sua idade do número 80
- Um jovem de 20 anos poderá investir 60% de seu capital em renda variável.
- Já um investidor de 40 anos, o ideal é investir no máximo 40% de seu capital.
- Um aposentado de 65 anos, poderia arriscar apenas 15% do seu dinheiro em investimento de risco.
A diferença é a porcentagem que você pode arriscar investindo em renda variável, o que sobra deve ser investido em renda fixa.
O que é a Renda fixa:
- O termo Renda Fixa significa que a remuneração e condições de seu investimento pode ser preestabelecido como tempo do investimento, porcentagem do pagamento dos juros. Alguns exemplos de aplicações em Renda Fixa: Poupança, CDB, LCI, LCA, Títulos do Tesouro Direto.
O que se conclui com isto.
Quanto mais jovem você for, mais tempo você terá para criar lastros e construir um patrimônio, com bons ganhos reais acima da inflação. E também terá mais tempo de se recuperar, em caso de perdas.
A Regra dos 80 é apenas uma sugestão para você se arriscar um pouco mais. O importante é começar a construir riquezas nem que seja aplicando R$100,00 ao mês e sempre valorizar seu dinheiro.
“Controlar sempre seu dinheiro, economizar, poupar e investir de forma correta são atitudes que levam você à Independência Financeira” Odete Reis
Deixe um comentário