Para muitas pessoas manter as contas sob controle e as finanças saudáveis parece um objetivo inatingível. Sem dúvida nenhuma, a bagunça da vida financeira compromete os sonhos de realização de muita gente.
Mas não adianta fazer vistas grossas da falta de controle financeiro do passado, a organização das contas deve começar já, pois quem deixar para pagar as contas depois irá ter sua dívida aumentada em grande percentual e quem deixar para investir mais tarde também irá perder dinheiro.
Encarar suas finanças pessoais como uma meta relevante é o caminho para você finalizar este ano no azul, com uma boa reserva financeira e com investimentos para curto, médio e longo prazo.
Veja 8 passos iniciais para corrida de sucesso financeiro:
1º Passo: Olhe para seus ganhos x gastos
Saiba quanto você ganha e quanto você gasta todo mês para dar um passo mais simples mas firme e viver em paz com as finanças. Lembre-se que para seu equilíbrio financeiro não importa quanto você ganha, mas como você gasta.
2º Passo: Faça um levantamento de todas as contas
Faça um levantamento de tudo que precisa pagar e compare com seu ganho mensal líquido. Se você for autônomo essa conta dever ser feita pelo seu ganho médio mensal do ano anterior.
3ª Passo: Organize-se o mais rápido possível
Após juntar todas as informações das contas e ganhos, inicie sua grande independência financeira que é a organização. Anote tudo, mas tudo mesmo, numa planilha. Se você for avesso a exel não tem problema, pode usar uma agenda ou um caderno. O importante é fazer o controle. Se você for um internauta veja os aplicativos Online ao final deste artigo.
No começo parece difícil mas quando você vê com clareza onde está indo seu dinheiro, sente no bolso a importância deste controle. Não se esqueça da máxima: “Ninguém planeja fracassar, mas fracassa ao não planejar”.
Com este exercício você terá um diagnóstico bem claro da sua realidade financeira
4º Passo: Reflita seus novos objetivos em relação ao dinheiro
Depois de esmiuçar suas despesas, o próximo passo é refletir sobre seus desejos e em quanto tempo você gostaria de realizá-los.
5º Passo: Trace novos planos e metas bem claros
Dê um presente para você, traçando um plano para alcançar seus desejos. Se o resultado do seu levantamento mostrar que está no vermelho, faça um plano com datas definidas para ficar no azul.
Se já estiver completamente no vermelho com seu nome no cadastro de maus pagadores, trace estratégia para reestruturar as finanças. Certamente você terá que abrir mão de alguns pequenos gastos adicionais como: academia, TV por assinatura, restaurante, viagem. Mas ao final você verá que valeu o sacrifício para iniciar uma vida financeira sem pagar juros e vendo seu rico dinheirinho trabalhando a seu favor.
6º Passo: Reveja seus investimentos a cada seis meses
Se você é organizado e está com suas contas em dia, Parabéns! Mas não se esqueça que também é hora de rever seus investimentos. Se eles estão dentro das suas metas de vida e de aposentadoria. Especialmente no momento com a economia com inflação e juros altos, o que nos afeta diretamente, é importante rever se suas aplicações estão correspondendo a sua meta de vida.
7º Passo: Faças ajustes periódicos de suas metas
Escreva suas metas, coloque seu plano no papel e avalie periodicamente para acompanhar seu progresso. Faça eventuais ajustes ao longo do tempo para aprimorar o planejamento e sua execução. As metas são importantes para você e para sua família. É o meio caminho andado para a conquista dos objetivos.
8º Passo: Pense grande
Pense grande. O esforço não será pequeno; então tem de valer a pena. Estabeleça metas alinhadas com seus valores e seus sonhos.
Veja abaixo algumas Aplicativos compatíveis com celulares, iPad, iPhone e Smartphone que podem auxiliar bastante no controle de seu dinheiro:
Aplicativos que te auxiliará no controle das finanças pessoais para celulares, iPhone, iPad, smartPhone e Phablet:
Aplicativos de controle das finanças pessoais para Apple Mobile:
Aplicativos de controle das finanças pessoais para Android:
Aplicativos de controle das finanças pessoais para Windows Phone:
Fontes: Especial Você/SA: Organize suas contas e Folhainvest: Finanças Pessoais de Marcia Deseen
“Saiba que ter dinheiro para viver melhor está diretamente relacionado a sua capacidade de se organizar e de eleger prioridades na hora de gastar”.
Muuuito boas suas dicas Odete Reis.
Olá Layane,
Obrigada por visitar meu site. Fico feliz que gostou de minhas dicas de Finanças Pessoais e em saber de seu interesse por este tema tão importante para obter a tranquilidade financeira.
Te desejo Boa Sorte e um Grande abraço!
Odete Reis
Palestrante e Educadora Financeira