Casar sem dívidas, com um bom planejamento financeiro familiar, é o primeiro passo, antes do SIM.
O casamento é um acontecimento muito importante e esperado na vida de muitas pessoas. Quando os noivos decidem se casar, começam a idealizar a festa, a viagem, a casa nova, os filhos e muitas outras coisas. Na realidade, o Planejamento Financeiro para uma longa vida a dois, deveria ser a primeira coisa a ser pensada, discutida e planejada pelos pombinhos. Por que, como sempre digo, os nossos sonhos são ilimitados, mas os nossos desejos são limitados.
7 Dicas para casar sem dívidas, que valem dinheiro, na hora de dizer o SIM:
- Converse sobre dinheiro com seu parceiro(a) e tenham claro qual é a real situação financeira de cada um.
- Se você está no vermelho, não vale dar aquela enganadinha, por que depois do casamento tudo vem à tona.
- A primeira coisa a fazer é afastar aqueles pensamentos compulsivos. Se você não pode arcar com uma festa luxuosa, uma viagem dos sonhos, espere ter o dinheiro ou faça um casamento dentro de suas possibilidades.
- Defina exatamente quanto pode gastar com cada detalhe, como festa, decoração, vestido e fique dentro do seu orçamento.
- Para controlar melhor o dinheiro, uma boa ideia é abrir uma poupança ou conta corrente conjunta para todas despesas do casório e não misturar o dinheiro com da conta pessoal.
- Defina também o padrão de vida que terão inicialmente, de acordo com as reais condições financeiras do casal. Muitos casais querem manter o mesmo padrão de vida da casa dos pais.
- Aquele que tiver mais facilidade com os números ou gostar mais de controle financeiro pode assumir essa parte. Mas sempre dividindo, informando e partilhando todas informações.
Assista ao vídeo relacionado: 4 dicas para casar sem dívidas
Saiba mais no Posto: Finanças entre casais para viver em harmonia
Lembre que os preparativos do casamento é uma ótimo oportunidade para iniciar o planejamento financeiro familiar.
Tenha a certeza que iniciar um vida a dois, sem dívidas, é a garantia da felicidade do casal.
“O casamento é um edifício que deve ser reconstruído todos os dias.” (André Maurois)
Deixe um comentário