Dê Educação Financeira para seus filhos. Criar os filhos com economia e ensinar a eles o valor do dinheiro não é tarefa fácil, pois o estímulo ao consumo é cada vez mais sem limites.
Os pais precisam ficar atentos para não cair em armadilhas com a vinda da criança.
Veja as seis dicas que vão te ajudar a economizar quando os pimpolhos chegarem e também como lidar com eles, quando o assunto é dinheiro.
1. Não exagere no enxoval
- As crianças estimulam o consumismo dos pais já antes do parto; o controle dos gastos também deve começar cedo. Faça um bom planejamento para o pré-natal.
2. Nem todo aniversário é festa de 15 anos
- $IM, é importante comemorar a cada ano do seu pimpolho, mas faça isso dentro de suas possibilidades, sem exageros. Convites e enfeites caros também vão para lixo.
3. Mostre as necessidades da casa
- As crianças devem participar, quando o assunto for orçamento doméstico.
- Mostre a elas o custo das coisas e a importância de economizar e adequar as necessidades de consumo dentro deste orçamento. Um bom exercício é fazer uma lista de compras antes de ir ao supermercado e se levar a crianças dê uma tarefa para ela, como por exemplo pesquisar preços.
4. Jogue com as crianças
- Jogos eletrônicos e de tabuleiro que simulam o uso do dinheiro são pontos de partidas para conversas.
5. Estimule a criança a poupar e, ao mesmo tempo, monte uma carteira de investimentos para seu filho.
- Incentive a criança a poupar parte de sua mesada para um objetivo específico, como por exemplo: comprar um jogo de interesse. A criança logo perceberá que suas economias vão lhe trazer alegria e realização de sonhos.
- Ensine seus filhos desde cedo sobre a importância de economizar dinheiro e fazer planos financeiros. Explique a diferença entre desejos e necessidades.
6. Dê o exemplo – Aproveite para conhecer a Metodologia $IM
- Pais que economizam e pechincham têm mais chance de criar filhos poupadores do que pais que desperdiçam.
- Seja um exemplo positivo para seus filhos, demonstrando hábitos financeiros saudáveis. Isso inclui falar abertamente sobre suas decisões financeiras.
- Ao criar um ambiente onde as finanças são discutidas de maneira aberta e educativa, você está ajudando seus filhos a desenvolver uma mentalidade financeira responsável.
Dê Educação Financeira ao seu filho. No futuro seu bolso vai agradecer pois ele terá independência financeira e uma Boa relação com Dinheiro.
Eba!! Essa vou acompanhar!!