É Débito ou Crédito?
Essa é uma pergunta que precisamos responder a todo momento na hora das compras ou mesmo para pagar um simples cafezinho.
Definir a forma correta na hora de pagar com cartão, de acordo com as possibilidades financeiras, é muito importante, pois estamos vivendo num momento em que a renda real está diminuindo por conta da crise econômica, da inflação alta e até mesmo da perda do emprego.
É preciso fazer uma reflexão para saber o que é mais vantajoso, se comprar com o cartão de débito ou o cartão de crédito.
Cartão de Débito
- Para quem não controla o que gasta, tem muita dívida e é consumista, o ideal é pagar com o cartão de débito, pois ele permite gastar somente o que se tem na conta corrente.
- Como os gastos aparecem descriminado no extrato bancário, o cartão de débito passar a ser um aliado para quem não tem muita organização financeira.
Cartão de Crédito
- Comprar com o cartão de crédito facilita o controle do fluxo de caixa das despesas pessoais, pois pode concentrar todos os gastos num mesmo dia.
- Quitar a fatura do cartão de crédito no dia do pagamento, ou 1 dia após, é uma ótima vantagem.
- O cartão de crédito tem as vantagens das milhas, que é uma moeda que veio para ficar.
- Quando o produto não tem desconto, como passagens aéreas, no cartão pode-se dividir em vezes sem juros, que também é uma grande vantagem.
Atitudes positivas para fazer seu dinheiro render mais:
- Invista para aprender a usar o cartão de crédito corretamente;
- Não incorpore o limite do cartão de crédito à sua renda. Tenha um limite compatível com sua renda líquida e gastos mensais;
- Use as milhas de forma correta, entendendo como elas funcionam e não perca os prazos para utilizá-las.
Para ter sucesso financeiro e fazer seu dinheiro render, é preciso saber exatamente para onde seu dinheiro vai.
Portanto, escolha uma forma de se organizar financeiramente, seja através de planilha em Excel, de aplicativo ou mesmo de anotações em um simples caderno.
“Lembre-se que crédito é dinheiro.” (Benjamim Franklin)
Deixe um comentário