Palestra aos empregados da Empresa EMIBRA com foco em:
Planejamento financeiro:
Iniciar um Planejamento Financeiro nem sempre é fácil. Mantê-lo com certa disciplina, então, parece ser coisa mais difícil. As pessoas costumam desistir de seus controles de orçamento doméstico em até três meses. Muitas pessoas pensam que, para elaborar um orçamento doméstico, é preciso ser expert em finanças. Puro engano. Basta caneta, papel e uma simples calculadora para iniciar este grande projeto que é ter controle de seu dinheiro.
Três passos simples para montar sua Planilha Financeira:
- Anote a Renda Familiar, incluindo os rendimentos de todas as pessoas que contribuem para as despesas da casa.
- Liste todas as Despesas Fixas: mensalidade escolar, aluguel/condomínio, luz, água, celular, telefone, internet, academia, financiamentos, prestações e etc.
- Liste todas as Despesas Variáveis: restaurantes, cinema, viagem, presentes e etc.
- Subtraia a Renda Familiar dos Gastos Fixos e Variáveis.
Resultado:
- Se a conta for Positiva, você está no caminho certo para começar a poupar e investir.
- Se o resultado for Negativo, reduza gastos e procure buscar uma solução em curto prazo.
Controle:
Se não gostar de controle e planilhas e tiver dificuldade para analisar suas finanças, aqui vai uma dica bem bacana. Marque um tempo para você fazer isso. Por exemplo: vou verificar minhas contas diariamente, após o horário do almoço, por quinze minutos. Você não dispõe de tempo para assistir ao seriado preferido, a um capítulo de novela ou ao jogo de seu time campeão? Então faça a mesma coisa, disponha de apenas quinze minutinhos diários para cuidar de seu dinheiro. Pode ter certeza de que esta atitude positiva vai fazer toda diferença na soma de seus ganhos ao final do mês e na concretização de seus sonhos.
Reflexão:
Com seu controle financeiro será possível saber exatamente quanto ganha e, principalmente, como e onde você está gastando seu rico dinheirinho. Identificar pontos a serem melhorados como, por exemplo, diminuir gastos variáveis e poupar mais. O intuito aqui é que você faça uma reflexão sobre seus hábitos financeiros e sobre suas atitudes em relação ao seu dinheiro.
Deixe um comentário