DICA: A Regra 72
Para quem vive da Renda Fixa, a alta da taxa Selic é uma promessa de ganhos maiores. Não como no passado com rendimentos de dois dígitos. Acredito que isto está fora do nosso mercado atualmente e dificilmente votará a acontecer.

Uma DICA excelente para você saber em quanto tempo consegue duplicar o capital aplicado é utilizar uma regar bem simples: a Regra 72.
Como aplicar: Diva o número 72 pela taxa anual líquida de sua aplicação financeira ou pelos Juros mensais de sua dívida.
Exemplos da Regra 72 para Aplicação Financeira:
RENDA FIXA (taxa líquida de 6% ao ano)
- Se você está ganhando taxa média de 6% ao ano, líquido, numa aplicação em Renda Fixa levará 12 anos para dobrar o seu capital.
- 72 divididos por 6 (taxa de juros) = 12 anos para dobrar o capital
FUNDO IMOBILIÁRIO (taxa líquida de 8% ao ano)
Exemplos para o caso de você estar devendo:
NO CHEQUE ESPECIAL (juros de 10% ao mês)
NO ROTATIVO DO CARTÃO DE CRÉDITO (juros de 12% ao mês)
Esta é a Mágica dos Juros Compostos em sua vida. Você decide de como usá-lo a seu favor.
Para ter esse resultado com mais precisão, faça as contas numa Planilha eletrônica ou Calculadora financeira.
Fonte: Comentarista CBN Mauro Halfeld dia 19.7.2013
“Paciência e Perseverança tem o efeito MÁGICO de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.” John Quincy Adams
CATEGORIAS: Dicas de Economia Financeira, Educação Financeira, Investimentos Financeiros, Planejamento Financeiro

Odete Reis
Educadora Financeira Comportamental e Motivacional e Palestrante, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp. Mentora da “Metodologia $IM”. Coautora do Livro “Excelência no Secretariado” com o artigo “Diga $IM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Colaboradora da TV Diário, afiliada Rede Globo e Rádio Metropolitana AM 1070.
Gostei, estou conhecendo essa regra agora e vejo que terei o futuro que eu pretendo. Pensava em investir em bolsas de valores, mas um professor me disse: o melhor investimento que vc pode fazer, é em vc mesmo ! Espero aprender com a srª Odete um pouco mais sobre matemática financeira isso me interessa muito.
Gostei, estou conhecendo essa regra agora e vejo que terei o futuro que eu pretendo. Pensava em investir em bolsas de valores, mas um professor me disse: o melhor investimento que vc pode fazer, é em vc mesmo ! Espero aprender com a srª Odete um pouco mais sobre matemática financeira isso me interessa muito.
Adorei essa regra 72.
Pedro
Pedro,
Sim, esta Regra 72 é uma maneira bem fácil de fazermos nossas contas, tanto para saber se estamos ganhando em aplicações ou mesmo para saber o andamento de nossas dívidas.
Odete Reis
Palestrante & Educadora Financeira