Fabricio Pinho, 29, é um empresário e empreendedor de sucesso, além de aluno exemplar no Curso de Gestão Financeira da Faculdade Unisuz. Seu trabalho sobre a palestra com o tema “Inteligência Financeira” ministrada pela palestrante Odete Reis foi também um dos ganhadores; falando da importância deste tema em nossas vidas.
Quando lembramos que dinheiro é uma moeda de troca, a qual trocamos todos os meses por nosso conhecimento, nossa saúde e nosso tempo, é que vimos quanto importante é valorizá-lo, antes de sair por aí gastando, sem controle e objetivos

Somente com esta conscientização de moeda de troca somada à educação financeira, de como lidar com o dinheiro de maneira positiva, é que nos leva a ter o sucesso com o rendimento de nosso salário no final do mês.
Sem prestar atenção na importância desses valores, a maioria das pessoas gasta mais do que ganha, consumindo o que veem pela frente e gerando um descontrole em suas finanças. Além da conta bancária negativa, os resultados dessas atitudes, muitas vezes, são objetos comprados que nunca serão utilizados, alimentos com datas vencidas nos armários e geladeiras abarrotadas de produtos que jamais serão cosumidos e, sem dúvida, irão parar no lixo doméstico.
Odete Reis reforçou muito em sua palestra de “Inteligência Financeira” a diferença entre “precisar” ou “querer” algo, antes de efetuar a compra. Devemos sempre nos perguntar se realmente precisamos daquele produto naquele momento, se temos dinheiro para comprar ou se é possível esperar mais um pouco. O segredo é saber diferenciar o produto que realmente precisamos daquele que simplesmente queremos, ou porque esta na moda, ou por satisfação pessoal, ou para suprir alguma frustração.
Quando queremos comprar algo com valores maiores, temos que refletir antes e fazer um planejamento sempre. Para conquistar este objetivo, metas devem ser determinadas, colocadas no papel para ver o impacto do valor em nosso orçamento familiar. Por exemplo: se organizar para comprar o novo carro à vista ou dar o máximo de entrada possível. Infelizmente, é sabido que a maioria das famílias brasileiras não faz controle dos seus gastos e nem planejamento financeiro.
Temos que ter uma pequena reserva de emergência. Para isso o ideal seria o montante de três a seis salários líquidos, segundo nos orientou a educadora financeira Odete Reis em sua palestra. Mas, quantas famílias não tem nenhuma reserva e, aliás, ao contrário está devendo. Na verdade se economizarmos um pouquinho todo mês, faremos nossa poupança básica. Essa economia pode ser feita reduzindo custos de luz, água, celular, telefone TV a cabo e supérfluos.
O dinheiro é, sim, uma moeda de troca e consequência de um bom desempenho no nosso trabalho, mas como diz os mais velhos “dinheiro não aceita desaforo” , estão precisamos ter objetivo, planejamento, determinação, meta, controle, organização, força e muita coragem para saber lidar com ele de maneira positiva e fazê-lo trabalhar ao nosso favor e não ao contrário. Não se pode conquistar algo se não seguirmos esses conceitos e mudarmos nossas atitudes no quesito financeiro.
“A virtude, o estudo e a alegria são três irmãos que não devem viver separados”. (Voltaire)
CATEGORIAS: Atitudes Positivas, Dicas de Economia Doméstica, Dicas de Economia Financeira, Educação Financeira

Odete Reis
Palestrante e Educadora Financeira Comportamental com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e graduação superior em Gestão Financeira. Possui vasta experiência na área de mercado de capitais e agrega trinta anos de trabalho em empresas multinacionais alemãs.
Parabéns Fabricio pelo seu desempenho.
O que você postou é a pura realidade. A busca pela qualidade de vida no presente e no futuro … Gostei Muito! Um forte Abraço .
Odete Reis
Fico feliz em poder compartilhar sobre um assunto tão imponente que é a educação financeira.
Obrigado por colaborar com informações tão ricas e importantes para nossas vidas.
Um grande abraço.
Fabricio Pinho.
Parabéns Fabricio, ótimo entendimento da palestra.
Karina.
Obrigado pelo carinho.
E um grande abraço.
Querida karina, é sempre bom receber os elogios de vocês nossos seguidores assíduos.
Um forte abraço,
Odete Reis
Consultora e Gestora Financeira
Ola! Odete Reis; Muito legal estas afirmação de que dinheiro é nossa moeda de troca, que trocamos por educação, saúde e lazer. Isso me faz pensar melhor sobre minhas finanças e como usar melhor meu dinheiro.
Parabens Fabricio pelo ótimo desempenho.
Obrigado Odete!
Ola! Cleiton: Fico lisonjeado por colaborar com a absorção do assunto em sua vida.
Obrigado Fabricio!
Certamente Cleiton, quanto mais entendemos o significado do dinheiro em nossas vidas, mas conseguimos direcioná-lo a nosso favor.
Obrigada pelo carinho e atenção de sempre.
Odete Reis
Palestrante de Educação Financeira
Parabéns, com educação financeira podemos ter uma vida mais sustentável.
Aleksandro: Concordo com você plenamente. Com uma boa educação financeira teremos um planeta mais sustentável.
Um forte abraço.
Fabricio Pinho
Olá Aleksandro:
Você é um leitor e seguidor muito especial para mim.
Parabéns pelo seu interesse neste tema tão importante em nossas vidas.
Odete Reis
Palestrante e Gestora Financeira