Taxa selic voltou a subir e os rentistas, aqueles que vivem de renda, podem comemorar. Taxas altas juros compostos e em poucos anos um bom patrimônio pode ser feito e, em menos tempo ainda, ele pode ser destruído por dívidas.
Mauro Halfeld (autor do Livro “Investimentos” e Comentarista da rádio CBN) explica, de forma bem simples, em quanto tempo você consegue dobrar o capital aplicado: é a Regra 72 – que facilita os cálculos de cabeça.
Se você está ganhando 9% ao ano numa aplicação financeira vai levar (72 divididos por 9 de taxa de juros) 8 anos para dobrar o seu capital.
Se você pensa em investir num fundo imobiliário que paga 8% ao ano de rendimentos saiba que (72 divididos por 8) em 9 anos você vai dobrar o capital investido.
Esta regra também vale para dívidas:
Quem paga juros de 10% ao mês no cheque especial vai ver o seu saldo devedor dobrar em (72 divididos por 10 que é igual) a pouco mais de 7 meses. Um absurdo!
O pior acontece no rotativo no cartão de crédito, com juros 12% ao mês (72 divididos por 12) ou seja em 6 meses você vai assistir a sua dívida dobrar.
Se você quiser uma conta mais precisa procure uma planilha eletrônica ou então uma calculadora financeira, mas não tome decisões sem pensar nesta mágica dos Juros Compostos.
Odete, adorei a regra 72! Uma forma prática e rápida que ajuda a decidir um melhor investimento ou então qual dívida eliminar primeiro.
Gostei muito!
Parabéns, o site está ótimo!
Abraço
Evelin
Mãe
Parabéns pelo seu blog…muitas informações úteis e de um jeito simplificado…
Adorei a Regra 72…
Cris
Também não conhecia esta regra 72… O absurdo é ver que para ganhos você utiliza ANOS e para perdas você utiliza Meses… Absurdo!!!
é impressionante como os juros "corroem" nosso bolso!!
Odete.
Muito interessante essa regra do 72, não conhecia. Obrigado pela informação.
Bj e sucesso sempre
Vilma Lunardelli