Está com nome negativado? Cuidado!
Há muitas empresas interessadas em limpar o seu nome, e também em levar vantagem sobre sua situação!
Com 60 milhões de brasileiros com o nome sujo na praça, os balcões de cadastro de negativados viraram um território de golpistas.
É frequente observar placas com os dizeres abaixo até em postes:
- Limpamos seu nome em até 24 horas.
- Garantimos até 80% da redução de sua dívida ao limpar seu nome.
Também é preciso ter muito cuidado e atenção quando for às instituições de proteção ao crédito (Serasa, Boa Vista SCPC, SPC Brasil), para buscar uma forma de limpar o seu nome. Do lado de fora destes postos de serviços costumam haver pessoas com folhetos de empresas que prometem fazer verdadeiros milagres para limpar o nome do inadimplente e com um custo baixo.
Conheça as várias formas como essas empresas prometem resolver o seu problema, algumas verdadeiramente milagrosas:
- Oferecem descontos de até 80% no valor total da sua dívida. Fique bem atento! Apenas os credores podem oferecer descontos, embora não sejam obrigados a isso.
- Empresas que entram em contato oferecendo negociação da dívida, caso pague 1 ou 2 parcelas, seu nome sairá da lista de negativados. Certifique-se de que o contato vem da empresa credora. Ligue para a empresa e confirme a informação.
- Escritórios de advocacia que por liminar conseguem limpar seu nome. Atenção, depois de avaliada, a liminar cai e seu nome volta a ser negativado.
- Empresas que dizem ter os logins e senhas dos escritórios de proteção ao crédito e que conseguem limpar seu nome sem negociar com o verdadeiro credor, alterando a data da dívida para mais de 05 anos, fazendo com que o nome seja limpo automaticamente, devido ao prazo da expiração da dívida. Muita atenção: além de um golpe, é crime!
Uma pesquisa apresentada pelo FolhaInvest no início deste mês divulgou estatísticas do SPC Brasil sobre o uso destas empresas intermediadoras, sendo:
- 10% dos negativados procuram os serviços de empresas intermediárias.
- 50,5% destas pessoas não conseguem ter o nome retirado das listas de proteção ao crédito.
- Apenas 27,3% conseguem ressarcimento do dinheiro pago para realização do serviço.
Ou seja, o risco de procurar estas empresas ou aceitar propostas que cheguem por telefone ou carta é muito alto. É preciso muita cautela, antes de qualquer negociação de dívidas.
5 passos para limpar o nome da lista de inadimplentes com segurança:
1. Faça consultas online pelos sites, seguindo esses passos:
- Serasa > clique em “Limpar meu nome” > Cadastre-se > Consulta gratuita
- Boa Vista SCPC > entre em “Limpar meu nome” > Informe dados pessoais > Consulta gratuita
- SPC Brasil > Informe dados como nome, sobrenome e CPF (a consulta custa R$9,90)
2. Vá até os escritórios de proteção ao crédito, que são três. Consulte os endereços nesses links:
É importante consultar em todos, para que não fique nenhuma dívida de fora. É fornecido uma lista das dívidas com o valor de cada uma delas. O inadimplente recebe também todos os contatos das empresas que está em débito.
3. No momento em que for a estes escritórios receberá diversas propostas de empresas intermediadoras, seja cauteloso!
4. Em posse da lista de dívidas é hora de iniciar o processo de Renegociação.
- Veja dicas importantes no artigo “Como negociar, renegociar ou transferir dívidas” aqui no site Odete Reis.
5. Com a primeira parcela da Renegociação paga, o nome deve ser retirado das listas de negativados em até cinco dias úteis.
Muitas pessoas procuram limpar seu nome pois necessitam de novos créditos no mercado. Porém, ter o nome limpo nem sempre basta.
Existe um serviço adicional dos escritórios de Proteção ao Crédito que são consultados pelos bancos, antes de dar algum crédito ou aumentar limites. É o SCORE!
O SCORE é o histórico da sua vida financeira, demonstrado em forma de pontuação.
Muitos países usam essa ferramenta de forma a premiar os bons pagadores e manter cautela sobre aqueles que têm histórico de endividamento e pagamentos em atraso.
O SCORE, porém, só disponibiliza aos bancos dados de inadimplência. Para constar os pontos dos pagamentos feitos em dia é necessário se cadastrar a atualizar estas informações, autorizando os escritórios a divulgá-las.
Fique atento, já existem empresas que buscam estas informações e oferecem aumentar a pontuação em seu score mediante pagamento de algumas taxas.
Fonte: Folhainvest do Jornal Folha de S Paulo de 9.05.2016.
“Os cautelosos raramente se equivocam” (Confucio)
Deixe um comentário