Em minhas palestras o que mais ouço são as pessoas dizendo que não conseguem poupar, por inúmeros motivos.
Eu sempre falo que Poupar é adiar o consumo desenfreado agora, visando um consumo maior e direcionado no futuro. Isto garante, na prática, uma compensação para o sacrifício de não consumir hoje, de gastar menos do que nossa renda permite e, assim, acumular reservas a serem utilizadas no futuro.
Garanto que poupar é importante para qualquer pessoa. Saber usar nosso “suado dinheirinho” com inteligência é viver com saúde financeira nesses tempos modernos; onde há uma “exigência velada” nos obrigando a gastanças desnecessárias.
Nesta sociedade de consumo, muitos confundem os verbos: Necessitar + Precisar + Merecer com o verbo Desejar.
- Este carro está fora de linha, Necessito trocar de carro logo.
- Estou trabalhando muito, Preciso fazer uma viagem de férias ao exterior.
- Está chegando coleção nova de inverno, Necessito renovar meu guarda-roupa.
- Mereço este som novo ou esta bolsa linda, afinal trabalho tanto para que?
Se você pensar bem, na verdade o verbo Desejar seria o correto para esses casos, e com isto você já começaria a superar as tentações de consumismo, se perguntado:
Eu realmente Preciso disto agora?
Conheço pessoas que ganham altos salários e não conseguem poupar nada. Conheço também pessoas que ganham pouco, mas são boas poupadoras. A diferença entre elas é o CONSUMISMO desenfreado.
Não é minha intenção aqui dar receitas para cortar seus maiores prazeres. Quero apenas levá-lo (a) á uma reflexão para fatos que nos passam desapercebidos na correria do nosso dia-a-dia.
Sou testemunha que com apenas mudança de pequenos hábitos, você pode gerar importantes contribuições em sua poupança. E isto pode significar até uma aposentadoria mais tranqüila e quem sabe com até alguns anos mais cedo.
Com certeza, cada um tem seu estilo de vida e deve saber escolher onde gastar seu dinheiro.
Mas não se esqueça que: (como diz o Mauro Halfeld em seu livro “Investimentos”)
Poupar é a primeira batalha. Investir corretamente, fazendo seu dinheiro crescer, é a segunda. Usufruir dos resultados obtidos é vencer a Guerra!
Oi Odete!
Adorei suas palavras. Realmente não é fácil abrir mão dos nossos desejos, e sinceramente sempre tem espaço para economizar. As pessoas associam economizar com perder qualidade de vida, passar por um sofrimento. Não é nada disso, é apenas uma questão de disciplina e planejamento. Muito melhor é gastar sem se endividar, e ser feliz sem preocupações financeiras.
beijos,
Wanete