Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas se aproximando há possibilidade de uma possível valorização de ações de companhias de menor porte, as chamadas “small caps”? Analisar a possível valorização de ativos “small caps” nessas circunstâncias e muito difícil, é praticamente “bingar”.
“Small caps” caracteriza-se por serem ações com pouca liquidez, em geral de companhias de médio e pequeno porte (não necessariamente de menor qualidade), cuja negociação caracteriza-se pela descontinuidade (pouca movimentação) e maiores riscos de ganho ou perda.

Quem opera “small caps” deve estar consciente de que é uma operação de alto risco. Novatos na Bolsa de Valores vislumbram estas ações justamente pela grande possibilidade de altos lucros, porém sem se lembrar que isso vem acompanhado de possibilidades de grandes prejuízos.
Acredita-se que para atender a Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil, empresas “sumidas e tímidas” da bolsa de valores tendem a se valorizar. Mas vale ressaltar que o mercado sempre se precipita e no caso de “small caps” ele é na maioria das vezes especulativo:
Tome como exemplo o “case” da rede Othon de hotéis: Em fev/2010 na época do anúncio das Olimpíadas houve uma valorização de 160% de suas ações negociadas na bolsa, e de lá pra cá – em 1 ano – a ação voltou para o mesmo preço de antes desta grande valorização (portanto o que você ganhou em 1 ano já perdeu, caso não tivesse realizado o lucro).
Em contra partida “small caps” como: Lojas Marisa valorizaram em torno de 130%; Amil 60%; Alpargatas 100%; Marcopolo 130% e Fras-Le 50% e continuam se valorizando.
As cidades sedes da copa terão que renovar e aumentar a frota de ônibus. Marcopolo, empresa sólida, produz cabines de ônibus (a idéia em apostar neste segmento é excelente), mas quem garante que o mercado também apostará?
O raciocínio é lógico e ótimo, mas na verdade o mercado não é nem nunca foi lógica e matemática. Ele envolve emoções e (in) disciplina de milhares de participantes movidos por inúmeras razões.
Para uma pessoa que quer especular no mercado de ações “small caps” são oportunidades, mas pontuais. É preciso ter cautela.
Bom investimento visando lucro com risco controlado e procurando aproveitar essa fase que o Brasil se encontra é investir em empresas sólidas, líquidas e que não estão sujeitas a especulação e manipulação, que compõe ou não o IBOVESPA.
Se um determinado setor vir a se valorizar com a vinda de Copa e Olimpíadas, outros setores também – alguns mais outros menos- tendem a se valorizar, é a evolução da economia como um todo.
Algumas instituições de avaliação de risco internacional não estão mais classificando o Brasil como país emergente (BRICS) nosso país estaria acima disto tudo; porém vale lembrar, ainda não somos primeiro mundo.
Estamos passando por um momento excelente no Brasil, mas temos que lembrar que o mundo ainda sofre conseqüências da crise de 2008, principalmente a comunidade européia (salvo alguns países como Alemanha) e alguns países do leste europeu.
Nos EUA, onde tudo começou, parece que estão se levantando, mostrando indicadores favoráveis. Hoje a máquina que move o mundo é a China, todos os olhos estão voltados para lá e porque não pensarmos em investir também em produtos que os Chineses precisam.
Finalizando, como dito no inicio deste artigo, esta é uma resposta complexa, que envolve inúmeros fatores.
Atenção: focar “small caps” acreditando que o mercado irá ver estas empresas com possibilidade de ganhos com a ocorrência da Copa e Olimpíadas é a mesma coisa que querer subir em um trem fora da estação com ele andando – grandes chances de você cair.
Investidores desavisados se precipitam sempre, sendo a notícia concreta ou não.
Existe o ditado que diz:
“O mercado sobe no boato e cai no fato”.
Agora, investir no mercado de ações acreditando na evolução da economia Brasileira e mundial pode ser uma grande aposta.
Se você é iniciante, não sabe muito bem ainda onde está se metendo, quer evitar o risco e prefere a segurança, por enquanto evite as “small caps” e prefira ações que componham o índice Bovespa.
“Invista seu tempo antes de investir seu dinheiro. Teste sua estratégia antes de arriscar seu dinheiro” (autor desconhecido)
Odete
Suas dicas e assuntos são muito importante para mim.
Estou sempre divulgando o seu trabalho.
Estimo muito sua pessoa e seu trabalho.
Parabéns!!
Edson Cardoso
Odete,
Estou sempre aprendendo com as suas dicas. Parabéns pela matéria!
Wanete
Dicas preciosas são bem vindas…
Obrigado.