LFT / LCA / LCI são boas opções de renda fixa com o aumento da taxa Selic.
O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central elevou a taxa de Selic para 9% ao ano. Com isto as aplicações em renda fixa com juros pré-fixados ficam mais atraentes, especialmente para os investidores conservadores. O desafio neste tipo de investimento é vencer a inflação que está subindo, devido a disparada do dólar nos últimos tempos.
Dicas para aplicar em:
LFT > Letra Financeira do Tesouro Direto
LCA > Letra de Câmbio do Agronegócio
LCI > Letra de Câmbio Imobiliário
- Prefira papeis com liquidez diária, que podem ser resgatados todos os dias, sem prazo de carência e sem perda de rendimento.
- Pesquise bastante e converse com seu gerente para conseguir taxas de juros maiores e prazos maiores também.
- Fique atento na hora da aplicação, pois muitos bancos tentam amarrar essas aplicações em prazos curtos de 6 meses a 1 ano.
- Quanto mais pesquisar, mas flexibilidade para encontrar boas taxas de juros e prazos tanto na LCA como na LCI. A grande vantagem desses papéis é não ter IR – Imposto de Renda e nem IOF e um seguro – no caso de o branco quebrar – que protege o aplicador no valor de R$250.000,00 por CPF.
Fonte: Rádio CBN – Mauro Halfed – As alternativas da Renda Fixa – 27.8.2013
Prezada, possuo um investimento em LCA pelo Banco do Brasil a uma taxa de 84% do CDI, sendo que me foi informado que caso o montante ultrapasse R$300.000,00 a taxa aumentaria para 85% do CDI. Tenho duas perguntas diante deste cenário: i)Valeria a pena diversificar a aplicação buscando bancos de médio porte que ofereçam uma taxa de juros maiores no LCA? ii)Pensando em um cenário de 2 anos é mais vantajoso permanecer em LCA ou aplicar em Tesouro Direto? O meu perfil de investidor é conservador.
Prezado Felipe,
Foi enviado uma resposta em seu e-mail citado.
Odete Reis
palestrante e Educadora Financeira