Como escolher o melhor investimento para você e para sua família?
Essa é pergunta de um milhão de dólares. Há tantos produtos financeiros no mercado que deixa você e qualquer um perdido.

A verdade é que não existe o melhor investimento. O investidor precisa montar uma carteira diversificada com vários investimentos. Cada investimento tem suas características.
Existem muitas subdivisões de aplicação. Simplificando: há três 3 tipos de investimentos:
- Aplicações a juros com subdivisões: prefixadas, pós fixadas, indexada a inflação
- Ações
- Imóveis
Aplicações a juros, porque a liquidez é importante
Este dinheiro que você poderá precisar num curto prazo estará disponível com este tipo de aplicação.
Aplicações em Ações
Se você quer aplicar em ações tem que ser um dinheiro que você não vai precisar, não tem data para resgatar. Porque a pior coisa que tem é você resgatar quando a bolsa esta caindo; você não pode ter data para e resgatar e saber conviver com as oscilações , porque a bolsa oscila, não tem jeito.
Aplicação em imóveis
É mais para longo prazo, para investidores conservadores que querem ter renda.
Exemplo: a compra de terrenos que tem grandes valorizações em locais que vão lucrar com as benfeitorias, aí vale a pena investir a longo prazo.
Cada pessoa tem um perfil diferente como investidor. Você precisa conhecer o seu perfil.
Basicamente, você tem que ver as suas necessidades de liquidez.
Por exemplo:
- Se você vai precisar comprar um carro daqui a um ano;
- Vai comprar uma casa daqui a x tempo;
- Definir qual o dinheiro que está sendo guardado para a aposentadoria.
- Você precisa analisar seus desejos em relação a sua idade e também ao seu perfil psicológico.
Se você é daqueles que não consegue conviver com as oscilações do investimento, com as oscilações das ações, perde o sono, não dorme, então você não deve aplicar em ações.
Quanto mais jovem você for mais poderá aplicar em investimentos arriscados, como ações, porque num longo prazo existe uma diferença de 5 a 10% ao ano a mais no rendimento nas ações, do que aplicar a juros – isso historicamente no mundo inteiro – então imagine isso em 30 ou 40 anos a diferença que vai dar. Mas lembre-se você precisa ter perfil para isto.
Um exemplo: se você tem um filho e quer fazer uma poupança para ele desde pequenininho, a melhor coisa que tem a fazer é colocar o dinheiro num Fundo de Ações ou Títulos Públicos, porque ele não vai mexer nesse dinheiro e ele pode conviver com esse risco até os vinte anos de idade por exemplo.
Dicas:
- Para conter a inflação os juros estão subindo, então deve-se evitar os títulos com juros prefixados.
- CDB’s é indicado para quem pode deixar o dinheiro por mais de 3 meses.
- Fundos DI indicado para quem busca uma aplicação com liquidez diária.
- Para investidor que puder esperar, o conselho dos especialistas é aplicar em Títulos Públicos com vencimento a partir a longo prazo.
- Poupança, ela é boa para quem tem valores muito pequenos para aplicar, para quem não consegue fundos com taxas de administração baixas.
- Títulos de capitalização (são aplicações com sorteios acoplados) são para apostadores sortudos e não para investidores.
Não se esqueça só você pode decidir o que é melhor para você. Faça uma pesquisa e uma análise profunda antes de aplicar seu rico dinheirinho.
Olá Odete,
Adorei saber mais sobre você e sobre as atividades interessantes que faz. Parabéns! Acompanharei seu site. Aliás são dicas extremamente importantes e é sempre um desafio para todos nós mantermos nossa vida financeira saudável.
É muito bom ver uma assessora que consegue conciliar atividades paralelas e ser tão produtiva e empreendora como você. Mais uma vez parabéns!
Odete,
Parabéns pelo site, está muito rico em informações.
Gostaria de saber se o tesouro direto é realmente um bom investimento para a aposentadoria.
Ùm grande abraço
e Sucesso
Jose Carlos
Sim José Carlos é um ótimo investimento para aposentadoria. Consulte em links úteis o site do tesouro nacional e boa sorte.
Oi Odete,
Boas dicas! É bom saber que o que pode ser bom para um, pode não ser para o outro, Vou colocar estas dicas junto com as anteriores que me deu, olha, tá funcionando!
Beijos e sucesso sempre
Evelin
Odete,
Adorei a matéria e digo que nós estamos sempre usando suas dicas.
Sempre fazemos uma análise detalhada; principalmente minha esposa e a pessoa mais equilibrada e sempre atenciosa com o nosso evistimento e também com o nosso querido e amigo bolso.
Sempre sabe usar e também fazer render mais.
Aqui quero deixar também o parabéns para aquelas pessoas que sabe o quando é rico e importante fazer reder o dinheirinho de cada dia render.
Um grande abraço.
E estimo muito o seu trabalho.
Edson Cardoso
Oi Odete!
Adorei as dicas, e sinceramente nunca pensei em aplicar em ações. O exemplo que você citou também foi muito adequado, e bem parecido com a minha realidade.
Parabéns pela matéria!
Beijos,
Wanete