As pessoas me perguntam sempre: Qual é o melhor investimento?
Esta resposta depende de várias informações. Existe $IM o melhor investimento, aquele que é mais adequado para o seu perfil de investidor. Para saber esta resposta, você deve fazer 4 perguntas, antes de investir seu dinheiro:
1) O que eu quero fazer com esse dinheiro?
Definir o que será feito com o dinheiro é fundamental. O tipo de investimento varia se o plano é viajar, trocar de carro, comprar um apartamento, fazer uma reserva para a aposentadoria.
2) Por quanto tempo eu posso disponibilizar este dinheiro?
Aqui é preciso saber exatamente o tempo que seu dinheiro poderá ficar preso em uma aplicação financeira, pois se errar o prazo (curto, médio ou longo) e precisar sacar o dinheiro antes do combinado, você pagará mais IR e mais taxas, além das perdas dos rendimentos.
3) Qual é o meu perfil de investidor?
Através de testes disponíveis na internet pelo seu banco, você descobre se tem apetite para riscos, para investimentos de renda variável, se é um investidor conservador, que não admite nenhuma perda ou ainda se é moderado, aquele que arrisca, mas pouco.
4) Quais são as taxas cobradas?
A única aplicação sem cobrança de taxas e Imposto de Renda é a Poupança. Todas as outras incidem taxas como: de administração, de carregamento (que é o caso das previdências), IR – imposto de renda, entre outras. Antes de fazer qualquer investimento, pergunte para o gerente de seu banco ou sua corretora quais são as taxas que incidem naquele investimento.
- Faça sua aplicação somente depois de ter bastante claras todas as respostas para as 4 perguntas.
- E lembre-se sempre: quanto maior o risco na hora de investir, maior a possibilidade de lucro, mas esteja certo que você tem o perfil adequado para isto: de arriscar mais para ganhar mais, mas também para perder mais.
“Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2 Não esqueça a regra número 1” Warren Bufett
CATEGORIAS: Artigos, Atitudes Positivas, Banners, Equilíbrio Financeiro, Imposto de Renda, Investimentos Financeiros, Planejamento Financeiro, Poupanca, Poupança, Previdência Privada, Renda Fixa, Renda variável, Vídeos

Odete Reis
Palestrante e Educadora Financeira Comportamental com MBA em Gestão Estratégica de Negócios e graduação superior em Gestão Financeira. Possui vasta experiência na área de mercado de capitais e agrega trinta anos de trabalho em empresas multinacionais alemãs.
Deixe um comentário