A Palestra que Odete Reis ministrou em nossa Faculdade Unisuz teve rico conteúdo. Ela aponta conceitos básicos de como podemos administrar nossas finanças através da organização, planejamento e inteligência. Essas ferramentas também funcionam como apoio para nossa rotina pessoal e familiar, pois com a independência financeira conquistamos mais tempo para nosso lazer.
Relata que para obtermos sucesso em nossa vida financeira é preciso estabelecer qual é a nossa necessidade, primeiramente. Precisamos saber o que é o dinheiro. Explica que o dinheiro, é uma moeda de troca. Trocamos quase tudo por dinheiro. É uma troca pessoal, trabalhamos, nos empenhamos por horas diárias e o resultado disso, a recompensa no final do dia, do mês é o dinheiro. Também podemos trocar o dinheiro por sonhos, o sonho de ter a casa própria, terminar a faculdade, comprar um carro e etc.
Indaga que é preciso uma organização pessoal para entender onde erramos no momento de gastar nosso dinheiro. Realça que é preciso traçar metas para alcançarmos nossos objetivos, seja ele pessoal, profissional ou financeiro. A meta a ser alcançada para a realização de nossos sonhos, além de que necessitamos conhecer detalhadamente nossa situação financeira atual, desde nosso saldo bancário, poupança até os centavos que devemos a um colega de classe por exemplo.
Questiona a maneira como empregamos nosso dinheiro, se estamos poupando, se pensamos em nosso futuro. Respondendo todas essas perguntas, conseguimos entender e estabelecer o ponto fraco da nossa inteligência financeira. A partir dessa análise, podemos nos classificar como: Poupador, Financista, Equilibrado, Descontrolado, Desligado e Gastador, através do perfil traçado sabemos onde devemos melhorar, criar estratégias.
Porém explica que somente estas ações não são suficientes para mudar, precisamos começar uma reeducação financeira. Finanças é tão importante na vida de qualquer pessoa que deveria fazer parte do currículo escolar oficial e dos assuntos discutidos em família.
Informa que precisamos utilizar as propagandas e promoções a nosso favor e não nos tornarmos reféns delas. É preciso deixar de lado o censo comum sobre o consumo, nada de ser consumista, somente para imitar ou se comparar com a vida de outras pessoas. Não ser alienado a ponto de não conhecermos nossos direitos, sair comprando sem antes pesquisar os preços e comprar sem ter objetivos. Ou mesmo ser compulsivo, gastar na intenção de preencher frustrações.
Informa o quanto precisamos nos Gerenciar, ter autonomia no momento de uma compra, sobre as nossas reais necessidades. Isso é possível se neste momento fizermos três perguntas: Eu preciso desde produto, objeto? Eu tenho dinheiro? Tem que ser agora?
Os problemas financeiros nem sempre são resolvidos com mais renda. Em alguns casos, os problemas com dinheiro crescem proporcionalmente com seus rendimentos. Por este motivo é preciso utilizar a inteligência financeira e o preparo emocional para lidar com essas situações. Como é o caso do cartão de crédito. Muitos utilizam o cartão de crédito como se fosse uma segunda renda, o que não é o mais indicado e nem correto.
Descreve o quanto é importante à escolha do cartão, da bandeira administrativa. Tão importante quanto pesquisar os valores de produtos. Pois através dessas escolhas teremos o controle sobre nossas faturas ou somente iremos adquirir mais uma dívida. O ideal é utilizarmos o cartão de crédito a nosso favor, por exemplo, nosso poder de barganha não é tão vantajoso. O cartão de crédito deve ser inserido em nosso planejamento. Pois é aconselhável tirar proveito das vantagens oferecidas pelo cartão de crédito, como milhas, bônus, descontos e etc, para isso e maior facilidade de controle utilizar somente um cartão de crédito ou dois no máximo é a melhor opção. Além de que é preciso ficar atento às taxas oferecidas e em compras parceladas, onde muitas vezes os juros já estão embutidos no valor do produto. Utilizar o cartão de crédito para comprar através da internet. Precisamos tomar alguns cuidados como verificar a segurança do site e se ele é de confiança e idôneo.
Explica porque algumas mudanças em nossos hábitos cotidianos, são fundamentais para melhorar nossas finanças. Mudanças simples como reduzir os gastos com contas de telefone, TV paga, apagar lâmpadas, trocá-las pelas fluorescentes, desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas quando não estiver utilizando, economizar água do banho e etc.
Precisamos economizar, poupar para que futuramente possamos desfrutar com prazer do nosso dinheiro. Esperar é fundamental, criar o hábito de juntar dinheiro, para depois comprar o objeto desejado.
Aponta que para facilitar o entendimento e as mudanças no momento de nossas compras, devemos lembrar dos 5Rs: Reflita, Recuse, Reduza, Reutilize sempre e Recicle.
Colocar os gastos em uma planilha ou como dizem no “papel” é uma atitude positiva que poderá mudar nossa situação financeira atual. Necessitamos esquecer todos os nossos erros e a partir de agora começar a reorganizar nossas finanças, pois o quanto antes colocarmos em prática as estratégicas e utilizar o planejamento: Levantamento dos gastos; Evitar contrair dívidas desnecessárias e por impulso; Diminuir os gastos; Aplicar um pouco dos nossos rendimentos; Traçar objetivo a curto, médio e longo prazo; Investir corretamente o nosso dinheiro e Estabelecer uma meta pessoal como por exemplo: uma viagem, ou comprar um carro, etc. Com certeza terá sucesso e retorno financeiro.
“Odete Reis enfatiza que o principal é acreditarmos em nós mesmos, pois essa deve ser nossa maior motivação, para realizarmos nossos sonhos e ter uma situação financeira confortável e ganhar Qualidade de Vida” Priscila Maria
Fico muito honrada em poder compartilhar o meu entendimento sobre a palestra ministrada pela Odete Reis, me ajudou muito!!!
Odete Reis
Trabalho maravilhoso, que está ajudando muitas pessoas a se organizarem financeiramente. Obrigada.
Obrigada Priscila pelo seu carinho e atenção de sempre.
Seu trabalho foi excelente e esclarecedor.
Grande abraço,
Odete Reis
Palestrante
Parabéns Priscila!!!
Parabéns Priscila, com a prática desta doutrina certamente vc terá um futuro promissor.
Odete Reis, este seu trabalho é maravilhoso!
Obrigada Aleksandro pelo seu apoio de sempre.
Grande abraço,
Odete Reis