O mês de janeiro de cada ano é um dos meses mais complicados para nossas finanças. Nele se concentra o fluxo de pagamento de muitas despesas. Ainda dá tempo de você se planejar e reduzir o impacto nas contas a pagar.
Compras de Natal:
Faça uma lista das pessoas que você quer presentear e monte um orçamento com o valor disponível para esses presentes. Siga rigorosamente o orçamento e pesquise antes de comprar. Compre à vista e negocie descontos. Se pagar no cartão de crédito, opte pelo parcelamento sem juros, somente as compras cujas parcelas caibam no seu orçamento mensal de 2011. Lembre-se: os juros cobrados no cartão são os mais altos no mercado. Evite parcelar o pagamento da fatura!
Seja criativo: a alegria e o prazer estão no ato de dar o presente – e não no preço.
Férias:
Veja quanto o orçamento da família pode ceder para as despesas de forma que as férias sejam somente fonte de alegria – e não preocupação. Planeje a viagem conforme sua disponibilidade de caixa hoje.
As férias do sonho? Coloque-as no seu orçamento dos próximos anos, reserva uma parcela amensal para esse projeto e faça o sonho virar realidade,
13º Salário:
Seja cauteloso e não saia gastando impulsivamente. Esta é sua melhor fonte de recursos para financiar as despesas, também extraordinárias, nesse período do ano.
Janeiro:
Tudo de uma só vez: IPVA, IPTU, matrícula dos filhos, material escolar, compras de Natal, despesas do final de ano. Não há orçamento que resista, por isto tenha cautela com as gastanças de final de ano. Faça uma reserva para estas contas.
5 Dicas para começar e terminar 2011 com Equilíbrio Financeiro.
- Para as despesas anuais (IPVA, IPTU, seguro de carro, por exemplo). Planeje essas despesas antecipadamente e reserve uma parte de seu orçamento mensal para elas.
- Evite usar crédito para financiar consumo. Use uma reserva constituída durante o ano para as despesas de compras de natal, festas de final de ano e férias.
- Planeje as despesas. Atribua um valor para cada uma delas e respeite os limites estabelecidos.
- Pense em adotar o “amigo secreto” na troca de presentes em família. Pode ser uma boa forma de limitar as despesas nos presentes dos adultos.
- Você tem algumas receitas extraordinárias: 13º, bônus, um terço a mais do salário no mês que receber as férias, restituição IR. Cultive o hábito de poupar esse dinheiro.
Fonte: Folha S. Paulo – Marcia Dessen
Querida Professora Odete,
Agradeço por compartilhar estas úteis informações conosco.
Sem dúvidas que o final de ano traz a necessidade de um esforço extraordinário de nosso orçamento doméstico para fazer frente às despesas adicionais necessárias. Minha pobre Gratificação Natalina deste exercício financeiro já está comprometida. Todavia, com suas preleções, pretendo desonerá-la para o ano que vem.
Grande abraço,
Danilo Beltrão.
Muito bom o artigo gostei!