Todos os dias leio nos jornais notícias do projeto da reforma da Previdência. Certamente essas mudanças serão necessárias para que o Sistema de Previdência não entre em colapso, como já mostrado e provado.
A frase “Daqui a seis, sete anos, quando eu, aposentado, for ao governo para receber o meu cartão, o governo não terá dinheiro para pagar” é do que do nosso presidente Michel Temer. Daí podemos ver a importância da reforma da Previdência brasileira.

Agora, eu te pergunto: Você tem pensado no planejamento de sua aposentadoria? Tem tido alguma atitude e direcionamento do seu dinheiro para não depender somente do governo nesta importante fase da vida?
Ou seja, você está planejando sua Independência Financeira agora, já? Ou está empurrando com a “barriga” e deixando para amanhã?
Saiba que o quanto antes você começar a se programar para aposentadoria, menor será seu esforço.
Veja 3 dicas importantes para se organizar e começar agora fazer uma carteira financeira que irá te garantir uma tranquilidade financeira no futuro; sem precisar trabalhar para sempre ou mesmo depender de outros:
Comece o planejamento da aposentadoria o quanto antes, o mais cedo possível:
Aos 20 anos
Inicie com uma média de 15% a 20% de sua renda. Se não for possível, poupe o máximo que puder e, assim que possível, vá aumentando esse valor.
Como Poupar?
Como você é jovem pode arriscar-se mais, pois terá tempo para recuperar algum prejuízo:
Primeiro invista muito em sua formação profissional, pois ela lhe garantirá uma renda maior.
- Renda fixa
- Fundos de Previdência
- Investimentos em renda variável
- Tesouro Direto IPCA é sempre uma boa opção também
Aos 30 anos
Perceba que você, digamos “perdeu” 10 anos aí, se ainda não começou a investir. Portanto precisará de um maior esforço. O ideal é investir de 20% a 25% de sua renda para ter uma tranquilidade futura.
Como Poupar?
Procure investimentos para planos de médio prazo, como a compra da casa própria. Neste caso, cuidado com os Investimentos em renda variável, pois, em caso de perda, você não terá tempo de se recuperar.
- Renda fixa
- Fundos de Previdência
- Tesouro Direto IPCA + é também uma ótima opção.
Aos 40 anos
Puxa vida, cheguei aos 40 e não fiz nenhuma reserva. E agora?
Fica tranquilo, ainda há tempo para se organizar, mas você precisará ter um ótimo controle financeiro, pois deverá economizar de 25% a 30% de seus rendimentos.
Como Poupar?
Faça uma reserva de emergência em renda fixa, com juros pós-fixados, para ter liquidez quando precisar.
- Renda fixa
- Fundos de previdência
- Também o Tesouro direto é uma boa opção para compor sai carteira
Fonte: Folha de S. Paulo – folhainvest de 10.10.2016 “PARA NÃO TRABALHAR PARA SEMPRE”
“Para grande esforço, grande recompensa.” (Salústio)
Olá Odete,
Planejar a aposentadoria deveria ser uma obrigação dos jovens, assim que receberem seu primeiro salário. Por isso acho muito importante você divulgar esse assunto e mostrar a importância de se economizar cedo para garantir um futuro tranquilo.
Valeu pelas dicas.
José Carlos
Olá José Carlos,
Obrigada pelo seu comentário e também parabéns por ressaltar a Educação Financeira, especialmente o Planejamento da Aposentadoria.
Certamente, quanto mais cedo se começar a realizar este planejamento, menos será o esforço para a construção de uma vida com qualidade na velhice e ou mesmo quando se desejar parar de trabalhar. O importante e ter o poder de decisão.
Boa sorte e um abraço,
Odete Reis
Palestrante de Educação Financeira