Ter e manter uma RESERVA para EMERGÊNCIAS é primordial para sua Saúde Financeira. Eu falo daquele dinheiro guardado referente a seis meses do total das suas contas fixas mensais. Caso aconteça alguma intempérie em sua vida, como um desemprego, uma doença ou um acidente, você terá seis meses de garantia, até conseguir se organizar financeiramente de novo.
Mas a pergunta que tenho recebido em meus treinamentos e redes sociais é:
Com a Renda Fixa pagando tão pouco, em qual aplicação montar uma reserva de emergência sem perdas do dinheiro ou, até mesmo, onde devo guardar aquele dinheiro para realizar um projeto de curto prazo.
Sabemos para esses dois casos o dinheiro precisa estar à mão, quando for necessitado, ou seja, precisa ter liquidez diária.
Sabemos que milhões de pessoas acabam deixando esse dinheiro na poupança, justamente por conta dessa liquidez ou também por falta de conhecimento, informação ou até mesmo por comodismo.
Agora, é verdade que a Renda Fixa está virando uma perda fixa, por conta de seu rendimento pífio; pois é atrelada à taxa básica de juros – a Selic – que está em 2% ao ano. Como a Poupança rende 70% da Selic, isto significa que está rendendo: 1,4% ao ano, mas a TR (Taxa Referencial), que está praticamente zerada pelo Banco Central.
Mas calma, há ainda alguns investimentos de RENDA FIXA com ganhos – pequenos é verdade – mas melhores que os da Poupança.
Assista ao vídeo sobre esses tema aqui.
TESOURO SELIC
No quesito LIQUIDEZ, o Tesouro Selic, que é um Título Público do Tesouro Direto, é uma aplicação segura e leva vantagem porque remunera todos os dias decorridos na operação, sou seja no seu dinheiro investido. Enquanto na poupança, seu rendimento é creditado somente na data de aniversário. Isto significa que para ganhar o rendimento integral, você investidor precisa realizar saques mensais.
FUNDOS DI
Uma outra alternativa para investimento na Renda Fixa – pouco melhor que a Poupança – são os Fundos DI. Mas atenção, precisa ser fundos que cobram uma taxa de administração bem perto do zero. Você vai encontrar isto em Bancos Digitais. Geralmente eles oferecem Fundos DI com taxas de administração zero.
Para investir no Tesouro Selic é preciso ter uma conta numa corretora ou na corretora de seu banco. Para obter uma taxa zero nos Fundos DI é preciso abrir uma conta em um Banco Digital, que aliás vieram para ficar.
– Normalmente os bancos de grande porte cobram taxas maiores.
Por outro lado, caro Leitor, faça sua reserva de emergências, nem que seja na Poupança, enquanto você não se organiza para ter uma conta de investimento que te ofereça um pouquinho mais de rentabilidade em renda fixa. O importante aqui é se organizar financeiramente e esta reserva é o primeiro passo para sua Saúde Financeira.
Boa Sorte!
Deixe um comentário