As dívidas do início do ano costumam ter um “efeito ressaca”. Muitas pessoas não fizeram uma reserva financeira para este período. Veja o que dizem especialistas em educação financeira como Odete Reis e o economista Luiz Edmundo de Oliveira Moraes na reportagem do Jornal Diário de Suzano. Veja ainda algumas perguntas e respostas que certamente ajudarão você na organização do pagamento das contas de início do ano, incluindo dicas importantes para o pagamento do IPVA, IPTU e Material Escolar.
1. Como as pessoas que não guardaram dinheiro do décimo terceiro ou no final do ano devem se organizar para pagar as contas do início de ano?
Sem dúvida nenhuma, a bagunça da vida financeira, especialmente no início do ano, com tantas contas para pagar compromete os sonhos de muita gente no Brasil.
Para muitas pessoas manter as contas sob controle e as finanças saudáveis parece um objetivo inatingível.
Mas sempre é tempo para se organizar. Que tal começar isto agora mesmo.
Faça um levantamento de tudo que precisa pagar e compare com seu ganho mensal.
Para as pessoas que não fizeram nenhuma reserva para o pagamento das contas de início do ano a sugestão e parcelar as mesmas de forma que a soma das parcelas não ultrapasse o orçamento familiar.
Por exemplo, material escolar: é preferível fazer em mais parcelas, desde que a parcela caiba em seu orçamento.
2. As contas de início de ano podem comprometes os rendimentos das famílias e atrapalhar as finanças ao longo do ano, deixando as pessoas enroladas em dívidas? De que forma?
Tão ruim quanto pagar juros é começar o ano sem nenhum fundo de reserva. Sem dúvida acumular dívidas do início do ano compromete e atrapalha as finanças ao longo do ano.
As pessoas que não fizeram uma reserva financeira devem aproveitar este momento e iniciar um controle financeiro. Encarar suas finanças pessoais como uma meta relevante.
É preciso fazer um levantamento de todas as contas e colocá-las numa planilha, papel ou agenda. O importante é fazer este controle diariamente. No começo parece difícil mas quando você vê com clareza onde está indo seu dinheiro, sente no bolso a importância deste controle. Não se esqueça da máxima: “Ninguém planeja fracassar, mas fracassa quem não planejar.
4. Como educadora financeira quais sãos as principais dicas?
O primeiro passo para viver em paz com as finanças é o mais simples: Saber quanto você ganha e quanto você gasta todo mês.Começar agora um controle financeiro.
Quem já começa o ano com dívida não pode esperar para iniciar este controle.
Gaste menos do que ganha.
Tenha como prioridade pagar as dívidas e não faça novas antes de ter suas contas em dia.
5. Quais os cuidados devem ser tomados?
Quando parcelar suas dívidas ficar atento para que a soma das parcelas não ultrapasse o valor que pode pagar.
6. O que deve ser pago a vista ou parcelado? O que costuma ter desconto?
IPVA:
Com desconto de 3% compensa pagar à vista.Desconto é maior do que renderiam as aplicações financeiras em renda fixa no prazo do parcelamento.
IPTU:
O desconto for 5% a 6% para pagamento à vista praticamente empata com o ganho se o dinheiro for aplicado em dez meses. Fica a critério do consumidor.
Material escola:
Com o tabelamento dos livros didáticos – que correspondem a cerca de 70% dos gastos com material escolar -, não há variação de preços significativos entre as lojas. Neste caso concentrar as compras em um único lugar traz outras vantagens como o poder de barganhar, especialmente se o valor for alto.
“O jornal é a verdadeira forma de república do pensamento. É a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, é a literatura comum, universal, democrática, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das idéias e o jogo das convicções.” (Machado de Assis)
Deixe um comentário