Saúde financeira traz bem-estar à vida familiar:
Link:

A happy family of four people, including mother, father, young child, and toddler brother are sitting outside in the fallen maple leaves with their pet German Shepherd dog on an Autumn day.
Como a cada dia fica mais difícil ganhar dinheiro com investimentos, é necessário ter um maior controle financeiro para que nossos ganhos rendam mais. Para orientar sobre como administrar melhor as finanças da família, fomos ouvir a educadora financeira Odete Reis, com vasta experiência na área e colaboradora da TV Diário, afiliada Globo, e Rádio Metropolitana.
Para ela, o primeiro passo é o Orçamento Doméstico. “Com um controle minucioso você verá onde está desperdiçando dinheiro e certamente aumentará sua renda. É preciso saber qual o real alcance da sua renda, evitar que assuma dívidas que não poderá pagar, conseguir identificar e cortar desperdícios, terminando com o sufoco de precisar ficar contando os dias para chegar ao fim do mês.
Segundo a especialista, é importante que a família enxergue para onde vai o seu salário, assim saberá quais as demandas que caem no orçamento, seus filhos aprenderão com o exemplo e sua produtividade no trabalho tende a aumentar sem aflições financeiras.
Trabalho em equipe:
“Iniciar um planejamento financeiro nem sempre é fácil. Mas para elaborar um orçamento doméstico não é preciso ser expert em matemática ou ter domínio em computador. Basta caneta, papel e uma simples calculadora para iniciar este grande projeto que é ter controle de seu dinheiro para não ser controlado”, aconselha Odete. O orçamento é um trabalho em equipe, todos os envolvidos em sua vida familiar precisam participar e se comprometer a manter-se dentro de um limite estabelecido, sabendo que isto beneficiará todos. Odete recomenda que as pessoas sejam detalhistas e controle seus orçamentos nos mínimos aspectos, até despesas que não costumamos contabilizar como DVDs, jornais e lanches. E diz: “ Mantenha seu planejamento visível de maneira que você lembre de anotar cada gasto realizado e faça com que cada morador acompanhe. Fique atento quando o orçamento cair ou quando sobrar dinheiro. Assim, você terá atitude rápida, ou para ver onde precisa cortar gastos ou para aplicar o dinheiro que sobrou no mês”.
Crianças também aprendem:
Atualmente, uma criança com três anos de idade, já sabe pedir o que quer e acredita que o cartão de crédito dos pais pode comprar tudo. Para Odete saber lidar com essa situação é mais fácil do que se imagina. E dá algumas dicas para você orientar seu filho a se comportar na hora das gastanças.
QUERER X PRECISAR:
As crianças não sabem diferenciar o que querem do que precisam. Ensine-as a distinguir as coisas que compramos porque “queremos” daquelas que precisamos.
DESPERDÍCIO:
Faça entender a importância de não desperdiçar nada: alimento, energia elétrica, telefone, etc.
CONSUMO CONSCIENTE:
Ensine-os a esperar para obter o que deseja. Poupando será possível juntar o valor para comprar o que ele tanto deseja. Faça uma lista de compras do supermercado analisando o que falta em casa junto com a família e compre somente o conteúdo da lista.
LIMITES:
Explique como seus pais ganham dinheiro. Eles entenderão melhor a relação entre o ganho e os limites de seus gastos.
DIFERENÇAS:
Mostre os preços diferentes entre as coisas “caras” e “baratas” em diferentes locais como: supermercado, padaria, papelaria, farmácia e lojas de brinquedos.
Odete Reis: “Quem não controla seu dinheiro, deixa espaço para ser controlado pelo consumo sem objetivos concretos”.
DIÁLOGO:
Incentive a participação no orçamento doméstico, comparando contas de telefone, de luz. Peça sugestões para reduzi-las. Isso concorrerá para uma poupança maior.
MESADA:
Dê semanada para seu filho com idade até 11 anos. Acima desta idade o ideal e dar mesada, para assumir pequenos gastos com poder de escolhas.Não fique desanimado se a criança gastar todo o dinheiro. Cometer erros é normal e vai ensiná-la a evitar erros futuros. Oriente a cada deslize, tenha paciência e acompanhe seus passos nas finanças.
ÉTICA:
Sempre reforce que a responsabilidade social e ética devem estar presentes no ganho e no uso do dinheiro.
“Muito melhor do que preparar o futuro de seus filhos seria preparar seus filhos para o futuro”.
Deixe um comentário