Pequenos negócios próprios exigem grandes cuidados, especialmente na hora de empreender com o dinheiro de sua rescisão. É preciso ter muita cautela e planejamento para obter sucesso em seu novo negócio.
Com a taxa de desemprego crescente, chegando aos 8,2%, vemos muitas pessoas saindo do mercado formal de trabalho e investindo sua rescisão em pequenos negócios. Há ainda aqueles que, por medo do desemprego ou devido à alta da inflação, iniciam trabalhos paralelos para aumentar a renda.
O mais importante neste momento é saber como lidar com o dinheiro do negócio dos sonhos para que não se torne um pesadelo.
05 dicas para evitar o descontrole financeiro no caixa de sua pequena empresa
1. Planeje seu negócio próprio e defina sua retirada mensal
Uma parcela dos empreendedores iniciam seus negócios intuitivamente, confiantes na qualidade do serviço que prestam ou produto que oferecem, porém, sem planejar.
Fazer o Planejamento do seu negócio utilizando ferramentas como o Fluxo de Caixa é essencial para que ele sobreviva. É neste momento que será definido o valor de sua retirada mensal. Caso precise de orientação, poderá recorrer a especialistas como o Sebrae (www.sebrae.com.br).
Fuja da tentação de pequenas retiradas, pois, um dos maiores equívocos é se comportar como se o caixa da empresa fosse um caixa eletrônico. Sua retirada mensal deve ser feita após o fechamento das contas. Considere sua parte como a de um funcionário que deve ser pago ao final do mês. É esse (e apenas esse) o valor que deve ser retirado por você.
2. Siga seu orçamento financeiro
Compras previstas para o mês como de matéria prima, por exemplo, não devem ser parceladas. Como é um gasto previsto, deve ficar dentro do mês, pois acontecerão de novo no próximo e assim evita-se um possível acúmulo de dívidas e descontrole do fluxo de caixa.
3. Invista o dinheiro do negócio para fazê-lo crescer
Após retirar seu “salário” ou pró-labore e pagar as contas, caso tenha uma sobra no caixa, não fique tentado a pegar este dinheiro, guarde, planeje melhorias, invista na infraestrutura, em novos ingredientes, enfim, tudo o que possa agregar valor ao seu negócio, fazendo-o crescer.
4. Não deposite todos os ovos em uma mesma cesta
Essa expressão representa a necessidade de diversificar o seu público. Abrir um negócio tendo em vista apenas um cliente importante é arriscado, pois, caso este cliente decida trocar de fornecedor, seu negócio corre perigo e a consequência poderá ser o endividamento. Busque vários clientes, ainda que pequenos, observe seu potencial e diversifique seu público, isso diminuirá exponencialmente o risco do seu negócio.
5. Alerta! não use todo o dinheiro de sua rescisão no novo negócio próprio
Separe ao equivalente a 50% do dinheiro da rescisão para os gastos com as despesas pessoais, 25% para abrir o negócio próprio e 25% para o capital de giro. É hora de fazer economia e ser bastante rigoroso no controle das despesas. Use algum aplicativo ou planilha para controlar suas despesas pessoais minuciosamente e também o fluxo de caixa. Sempre separe as duas contas: a pessoal e a da empresa. Se tiver contas em atraso, primeiro é preciso quitar essas contas, antes de iniciar qualquer novo empreendimento.
E lembre-se: Com cuidado, planejamento e disciplina, o sucesso de seu negócio estará garantido.
“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagem. ” Maquiavel
Para contratar uma Palestra de Educação Financeira na empresa – palestra de Educação Financeira in company – envie sua solicitação aqui:
Deixe um comentário