Até o dia 30 deste mês, as empresas e os governos devem depositar a primeira parcela da gratificação popularmente conhecida como 13º salário. A segunda parcela deverá ser depositada até dia 20 de dezembro.
De acordo com estimativa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) o pagamento do 13º salário deverá injetar cerca de R$118 bilhões na economia brasileira. O montante corresponde a 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e deverá beneficiar 78 milhões de trabalhadores.

O 13º salário.para muitos é a rara oportunidade de colocar as contas em dia. Para outros é a chance de passar bem mais folgado o verão que está chegando. O que fazer então com que este dinheiro adicional do final do ano.
- O ideal é que o trabalhador faça um planejamento para o 13º salário. Para quem tem dívidas a pagar – caso de 61,2% das famílias brasileiras, de acordo com o Peic Nacional (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) – a melhor aplicação é pagar essas dívidas, começando pelas mais caras; aquelas com juros mais altos como o rotativo do cartão de crédito e o cheque especial.
“Planejar é decidir de antemão qual é, e como será a sua vitória.” (Rhandy di Stefano)
CATEGORIAS: Artigos, Economia Doméstica, Educação Financeira, Equilíbrio Financeiro, Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro

Odete Reis
Educadora Financeira Comportamental e Motivacional e Palestrante, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp. Mentora da “Metodologia $IM”. Coautora do Livro “Excelência no Secretariado” com o artigo “Diga $IM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Colaboradora da TV Diário, afiliada Rede Globo e Rádio Metropolitana AM 1070.
Muito Obrigado Odete eu entendi o recado, o 13º salario é para pagar a dividas, não e para fazer novas.
Olá João Paulo:
É isto mesmo. Aproveite o seu 13º e coloque suas contas em dia e comece 2012 planejando seu orçamento.
Grande abraço,
Odete Reis