Saber como investir em TESOURO DIRETO, Títulos Públicos do governo, é um grande passo para o sucesso de sua carteira de investimentos.
Depois de equilibrar seu orçamento doméstico, é hora de planejar seus investimentos. Sobrou um dinheiro, invista! Com depósitos regulares, um dinheirinho vira um dinheirão. Além da nossa velha e conhecida Caderneta de Poupança, existem muitos outros investimentos que você precisa conhecer para poder diversificar sua carteira. Os Títulos Públicos ou Tesouro Direto são uma boa opção de renda fixa para diversificar seus investimentos e também para iniciar uma carteira para aposentadoria e tranquilidade financeira no futuro.
Conheça e entenda bem os Títulos Públicos do governo federal e procure sempre ampliar esse horizonte para fazer seu dinheiro lhe trazer riquezas, conforto e tranquilidade futura.
O investidor deve escolher os Títulos Públicos de acordo com as características de seu perfil: conservador, moderado ou agressivo; o tempo de vencimento do título: se de curto, médio ou longo prazo. Tudo isso combinado com sua necessidade, pois são papéis para objetivos diferentes.
Com apenas R$50,00 você pode começar a fazer um bom pé de meia.
Veja as dicas para cada tipo de Título Público do Tesouro Direto:
TESOURO SELIC:
Paga juros pós fixados acompanhando a taxa Selic. Indicado para o investidor que deseja uma rentabilidade pós-fixada, indexada à taxa de juros da economia (Selic). 3 Dicas:
- Título ideal para quem pretende sacar o dinheiro a qualquer momento. Sem o risco de obter rentabilidade negativa, pois é corrigido pela taxa básica de juros, a taxa Selic.
- Trata-se de boa opção para fazer uma reserva de emergência ou aplicação de curto prazo.
- Mesmo considerando as taxas do Imposto de Renda é uma boa alternativa para substituir a Caderneta de Poupança.
TESOURO IPCA:
Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, mantendo seu poder de compra ao longo do tempo, se protegendo de flutuações do IPCA.
Indicado para programar uma aposentadoria ao longo prazo, uma vez que o título cobre a inflação do período aplicado, além do rendimento firmado na compra. 4 Dicas:
- Tesouro IPCA, corrigido pela Inflação (IPCA) somados aos juros prefixados são os papéis mais vendidos pelo Tesouro direto, até o momento.
- Títulos sugeridos para a compra de um bem como um carro, um imóvel.
- Para fazer uma poupança para o filho.
- Atenção, na venda antecipada do título há risco de rentabilidade negativa. O ideal e levar o título até a data de seu vencimento.
TESOURO IPCA – semestral:
Permite ao investidor obter rentabilidade em termos reais, mantendo seu poder de compra ao longo do tempo, se protegendo de flutuações da Inflação (IPCA). Além disso, o investidor recebe um fluxo de cupons semestrais de juros (que são os rendimentos acumulados a cada seis meses) o que aumenta a liquidez possibilitando reinvestimentos. Este título é também indicado para quem precisa de renda periódica. 3 Dicas:
- Este título é uma ótima opção para quem pretende receber algum dinheiro durante o período da aplicação, pois a cada seis meses os juros são pagos na conta.
- Se não precisar sacar o dinheiro creditado desses cupons, pode-se então investir o valor novamente.
- A opção desses títulos com vencimento de longo prazo é uma ótima oportunidade para fazer uma previdência privada pessoal.
TESOURO PREEFIXADO:
O investidor saberá exatamente o valor do retorno, pois têm taxa de juros fixa. Agora, é preciso carregá-lo até a data de vencimento. Indicado para o investidor conservador. 3 Dicas:
- Boa alternativa para acumular dinheiro para a compra de um carro, por exemplo.
- Você sabe exatamente quanto vai resgatar no final.
- Ideal para metas de médio e longo prazo.
Saiba mais sobre o Tesouro Direto – Títulos federais
Conheça o Ranking dos Bancos e Corretoras habilitados pelo Tesouro Direto para você se cadastrar e começar a investir.
Conheça os 6 passos para abrir sua conta e começar a investir no Tesouro Direto.
“O segredo de um bom investimento é poupar com regularidade.”
Fiquei muito interessado na aplicação em NTN do Tesouro Direto para aposentadoria, porém, tenho receio e não sei como investir e não conheço lugares seguros e de garantia de não perder o dinheiro com os sumiços que ocorrem na mídia.
Marcelo,
Os Títulos Públicos são um dos investimentos mais seguros, pois tem a garantia do Tesouro Nacional. Como explicado neste post, veja as corretoras credenciadas no ranking do próprio tesouro. Faça seu cadastro e comece já um bom pé de meias.
Te desejo boa sorte!
Odete Reis
Palestrante e Educadora Financeira