Poupar no longo prazo, exige muita disciplina e sacrifício. Estou falando numa poupança para garantir seu futuro, sua aposentadoria. Fazer sua própria previdência.
Eu costumo comparar essa forma de guardar dinheiro com as regras de emagrecimento: porque, em síntese, basta uma dieta saudável e atividade física para ficar em forma. Parece fácil, mas na hora de realizar é preciso muita vontade e disciplina, não é verdade?
Então, vou dar aqui 8 Dicas para você iniciar os investimentos a longo prazo, sem sair da linha:
1- OLHE PRA FRENTE
- Sempre olhe para a frente e avalie a necessidade da renda no futuro, pra você manter o mesmo padrão de qualidade de vida de hoje.
2 – REDUZA GASTOS
- Observe com detalhe e lupa seus gastos com consumo e com supérfluos e veja o que pode ser reduzido ou eliminado.
3 – FAÇA PLANEJAMENTO
- Tenha um planejamento de suas contas e defina os novos gastos mensais e o valor que será investido, todo mês na sua poupança, a longo prazo.
4 – TENHA UMA SEGUNDA CONTA
- Abra uma segunda conta no seu banco ou numa corretora independente e comece aplicar nela os valores mensais que determinou. Pode ser uma poupança, por exemplo. Para você criar o hábito, a disciplina de guardar dinheiro todo mês.
5 – BOTA UM CADEADO NESSA CONTA
- Dificulte o seu acesso pra essa conta, pra não cair na tentação de gastar os recursos do seu futuro.
6 – FAÇA PROGRAMAÇÃO AUTOMÁTICA
- Faça uma programação automática com seu banco, transferindo da conta corrente todo mês para a poupança, uma porcentagem de seus ganhos mensais líquidos. Assim você força a disciplina.
7 – APRENDA ALGO NOVO TODOS OS DIAS
- Conhecimento é a palavra chave para seu dinheiro render mais. Estude as modalidades de investimentos disponíveis no mercado para você começar a reaplicar seu dinheiro com rentabilidades maiores. Com os juros baixos é preciso arriscar mais em renda variável.
8 – TRACE OBJETIVOS E METAS ATINGÍVEIS
- Com o costume de poupar todo mês e conhecimento de investimento é hora de traçar objetivos e metas para novas aplicações do seu dinheiro, até sua aposentadoria.
- Seja disciplinado. Tenha atitudes positivas com relação ao seu dinheiro, para que ele trabalhe para você.
Fonte: FOLHA DE S. PAULO – Folhainvest de 27.12.2019
“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros” Benjamin Franklin
Deixe um comentário