O Salário está pouco? As coisas estão caras? Ou é simplesmente o jeito como você lida com o seu dinheiro?
Lidar com o dinheiro é uma tarefa árdua que exige atenção, dedicação e muitos cuidados.
Porém, algumas pessoas simplesmente sabem como cuidar do dinheiro e fazê-lo render, quase que intuitivamente usam este recurso como uma ferramenta para atingir os seus objetivos.
No artigo de hoje vamos contar o Caso de Sucesso Financeiro da manicure de 35 anos Alexandra Pereira, que atua na área há mais de 11 anos e tem em sua carteira mais de 50 clientes. Só não são mais pois não há espaço na agenda que fica lotada da parte da manhã até a noite, de segunda a sábado.
Alexandra terminou o ensino médio e fez parcialmente o curso de enfermagem. Depois do nascimento do filho decidiu dedicar-se totalmente à carreira de manicure para ter tempo de cuidar dele e ainda complementar a renda da casa, ajudando o marido. Desde então tem experimentado muitas conquistas, como manter a educação do seu filho, ter um carro quitado, não pagar aluguel e ainda ter uma poupança para situações de emergência.
Alexandra, frequentemente vemos pessoas que tem bons salários se atrapalhando com suas contas e acumulando dívidas, com um salário variável como o seu não seria mais fácil isto acontecer?
A.P.: Realmente vejo alguns clientes reclamando dessa situação, mas no meu caso, prefiro pensar que não tenho certo o dinheiro de amanhã. Então foco o dinheiro que eu ganho nas contas fixas e só me comprometo com uma conta variável de cada vez. Assim que uma termina, posso fazer outra, mas na maioria das vezes prefiro juntar o dinheiro para comprar o que desejo à vista. Afinal, não posso arriscar sabendo que meu salário não é igual todo o mês.
Qual considera ser sua maior conquista financeira?
A.P.: Meu carro. Consegui juntar uma boa quantia para a entrada e em um ano e meio consegui quitá-lo.
O que você acha mais importante na relação com o dinheiro?
A.P.: Se prevenir e ter uma reserva. Já aconteceu de eu ter um problema de saúde e não poder trabalhar por algumas semanas, sem a minha reserva eu não teria dinheiro para honrar os pagamentos do mês. Sempre deixo uma quantia de segurança, como forma de reserva financeira, para qualquer emergência.
Você tem a sensação que seu dinheiro rende?
A.P.: Na verdade eu sempre planejo exatamente quanto vou gastar com base em uma previsão das unhas da semana, já sei quais contas pagar primeiro e o valor que deixarei na reserva. Consigo realizar o planejado, não gasto além da conta, assim o dinheiro me atende.
Alexandra, agradeço muito sua entrevista. Por favor, deixe uma mensagem final aos nossos leitores:
A.P.: Acredito que ter um padrão de vida de acordo com o que se ganha é muito importante. Não contar com o dinheiro que ainda não recebeu. Ter o pé no chão e controlar cada centavo ganho.
Finalizo este artigo dizendo que olhar para o dinheiro como uma ferramenta para atingir seus objetivos e metas financeiras exige prática e força de vontade. Nunca desista de seus sonhos e de colocar sua vida financeira em ordem.
Certamente as informações trocadas aqui servirão para te ajudar a ter esta boa relação com o dinheiro e fazê-lo trabalhar a seu favor.
“O dinheiro não cria o sucesso, mas sim a liberdade de criar o sucesso.” (Nelson Mandela)
Odete, é realmente motivante ver que é possível se organizar e fazer o dinheiro trabalhar a nosso favor. Adorei o exemplo. Ser organizado financeiramente faz honrar nossos compromissos em dia, não deixando nosso dinheiro, tão suado, ser consumido, principalmente, pelos juros.
Obrigada Evelin pelo seu comentário e meus parabéns pela consciência da importância de valorizar o dinheiro e controlar cada centavo.