2016 já está apontando no horizonte e você certamente fez muitas promessas e escolhas neste ano que se finda. Muitas delas foram atingidas outras não, e no mundo das finanças pessoais não deve ter sido diferente, não é mesmo?
Nem sempre é de nossa responsabilidade não estarmos onde planejamos, pois sabemos que a vida é cheia de reveses e nem tudo depende de nossa decisão ou vontade. Temos que conviver com a crise que vem de fora, como a alta da inflação, energia, combustível, alimentos e etc.
Agora, você já pensou que a crise interna pode ser evitada ou melhorada, pois depende somente de nós?
Responda estas 8 perguntas com sinceridade, para refletir no que pode fazer de diferente com suas finanças pessoais em 2106:
- O que você está planejando para seu dinheiro em 2016?
- Que decisão financeira está tomando para os próximos doze meses?
- Já percebeu que é você quem decide qual será o seu saldo bancário no final de cada mês?
- Começou a fazer algo diferente em sua vida financeira–orçamento doméstico, por exemplo?
- Já percebeu que consegue guardar dinheiro, quando existe um objetivo e motivo para isto?
- Já tomou as decisões que o colocam no caminho ideal para alcançar seus objetivos e metas traçados?
- Você tem conseguido poupar todo mês ao menos 10% do que ganha, pagando-se primeiro, para ter uma reserva de emergência neste ano que se foi?
- Conseguiu conquistar uma segurança e estabilidade financeira para garantir uma aposentadoria e velhice tranquilas?
As respostas sinceras destas perguntas podem te levar a mudar suas atitudes em relação a sua vida financeira. Reflita o que fez com todo o dinheiro que passou pelas suas mãos em 2015 e pense bem no que pode fazer de diferente em 2016!
“A maior prova da insanidade mental é querer obter resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas do jeito que sempre fez”. Albert Einstein
Deixe um comentário