Você sabia que de cada dez pessoas que se propõem a acompanhar as próprias contas, sete desistem até o quinto mês?
Que em 90% dos casos financeiros, os problemas não são técnicos, e, sim comportamentais?
Muitas vezes você prefere não abrir os olhos para ver a bagunça que se instalou em sua vida financeira, o que culmina em mais dividas.
Para organizar sua vida financeira, você precisa, sim, colocar todas as suas receitas e seus gastos em uma planilha.
Com certeza, essa não é uma tarefa gostosa de fazer, mas é de suma importância para você ver o rico dinheirinho render.
Acredite! Quem tem disciplina para encarar essa empreitada – mesmo quando o desafio financeiro parecia praticamente intransponível – tem sucesso financeiro.
Economizar não depende apenas da renda mensal. Muitos que ganham salários altos vivem pendurados em dívidas e pessoas humildes conseguem poupar 10% ou até 20% da sua renda. Tudo depende de se organizar.
Controlar e Poupar são única forma honesta para melhorar de vida. Estão de parabéns as pessoas que têm interesse em fazer sobrar dinheiro, e usá-lo a seu favor com inteligência financeira.
6 passos para se organizar financeiramente e fazer seu dinheiro render para investir e realizar seus sonhos:
1º Passo: Descubra para onde está indo seu dinheiro
- Descobrir para onde o dinheiro da família esta indo. Anotar numa planilha ou caderno as principais despesas fixas e variáveis.
- Despesas fixas: aquelas que acontecem todos os meses e não há como reduzir o valor, por exemplo:o aluguel. Anote também as despesas variáveis aquelas que flutuam a cada mês que são as mais interessantes pra fazer cortes.
- Fique de olho, por exemplo, em alimentação fora de casa e lazer, talvez você consiga cortar aí 10 ou até 20% dessas despesas variáveis.
2° Passo: Aumente sua renda
- Se ainda assim você estiver fechando o mês sem sobra pense em aumentar a renda da família, trabalhando um pouco mais. Quando?. Talvez num final de semana, talvez arrumando uma nova atividade para ser feita em outro horário.
3º Passo: Pague tudo à vista
- Com suas contas controladas e em dia, você pode se dar ao luxo de passar a comprar apenas a vista. Isso é muito bom porque simplifica o orçamento e também você conseguirá bons descontos nas compras.
- Pagando tudo à vista você vai se livrar daqueles juros altos que costumam vir embutidos nas prestações. Com certeza você terá cada vez mais sobras em seu orçamento doméstico.
4º Passo: Faça uma Poupança Financeira
- Fazer uma reserva prá emergências em caderneta de poupança, o ideal é apertar os cintos até conseguir poupar pelo menos o equivalente a 3 meses das despesas da família.
- Destine de 10% a 15% de sua renda para poupança mensal.
- Opte pelo desconto programado direto da conta-corrente para investir em caderneta de poupança, ou outra aplicação.
- Estabeleça um objetivo para começar a poupar, e não desista.
5º Passo: Defina suas Metas
- Rumo ao sucesso. Para ter êxito de conseguir economizar é preciso você definir metas para usar o dinheiro e não voltar atrás.
- Suas metas devem ser de curto, médio e longo prazo.
- Para você não desistir, suas metas devem ser passíveis de serem alcançadas, claras, relevantes e ter prazo determinado.
- Relembre suas metas de forma lúdica, por exemplo, coloque foto na sua mesa do lugar que quer conhecer, do carro que quer comprar.
6º Passo: Forme seu Patrimônio
- Três principais etapas da reconstrução financeira. É preciso determinação e paciência.
- Reorganização das contas: tempo de 1 a 12 meses
- Acumulação de poupança financeira: tempo de 12 a 36 meses
- Formação de patrimônio: tempo: a partir de 36 meses.
“Disciplina é o passo mais importante para que tudo dê certo e você rume para o sucesso financeiro, juntamente com sua família.”
“Seja determinado com a organização de suas contas. Cumpra seu planejamento financeiro sem se desviar das suas metas.”
Bom dia, sou autônomo e não tenho uma renda fixa, o que me atrapalha muito.
Hoje estou em uma situação que não pago minha contas em dias.
O que faço pra melhorar?
Olá Rafael,
Obrigada pelo seu contato.
Faça uma balanço de suas entradas nos últimos 12 meses e analise também os fatores sazonais.
Assim você saberá qual o valor médio de sua renda mensal. Procure ficar dentro desse orçamento.
Também faça um orçamento doméstico, colocando tudo no papel: todas suas contas fixas e também as contas variáveis e analise onde poderá cortar gastos. Certamente irá encontrar coisas supérfluas que poderá cortar. O importante é controlar cada centavo ganho e gasto. Envolva sua família nessa empreitada, pois dividindo as responsabilidades ficará mais leve e fácil para todos.
Te desejo boa sorte, força e determinação para ter as contas no azul e voltar a ter paz financeira.
Odete Reis
Educadora Financeira e Palestrante
Hoje acumulei um número de dividas, maior do que o valor que eu ganho. Não estou conseguindo pagar tudo, porem não quero deixar meu nome sujar. Gostaria de saber como me reestruturar.
Obrigada Suelen pela sua participação aqui no meu site.
O primeiro passo é listar todas suas dívidas e procurar entender o porquê chegou nesta situação. O segundo passo é observar tudo que pode reduzir de despesas como, por exemplo, a contas de água, luz, telefone, internet e TV a cabo. Procure enxugar ao máximo suas despesas fixas. Analise também as contas extras como comer fora de casa, passeios e despesas com carro. É hora de fazer muita economia até sair da situação do vermelho. Se estiver devendo no cartão de crédito ou cheque especial, por exemplo: procure fazer um empréstimo com taxas de juros mais baixas como o consignado e empréstimo pessoal para quitar essas dívidas. a palavra de ordem é economizar. Boa Sorte!
Odete Reis
Palestrante de Educadora Financeira
Bom dia, gostei muito das suas dicas vou tentar aplicá-las em minha vida que esta uma bagunça. Não conseguimos juntar nada e estamos sempre apertados, devendo mais do que ganhamos. Eu e meu marido trabalhamos e nunca sobra nada todo mês. Bjs e obrigada!
Olá Andreia,
Fico muito feliz que gostou dos meus artigos e principalmente que irá aplicar minhas dicas em sua vida financeira. Parabéns! Comece fazendo um controle de tudo de gasta e desconte do que ganha. Saiba exatamente para onde está direcionando seu dinheiro. Com este controle fica mais fácil descobrir onde e como cortar os gastos extras e supérfluos. Envolva seu esposo neste controle. Boa Sorte!
Olá!!!
Gostei muito das dicas, realmente bem interessantes! As vezes nos descontrolamos, e quanto mais dividas, mas achamos que ganhamos menos, realmente é bem complicado, mas estou focando nas minhas metas e espero daqui uns 3 meses no máximo ter controlado as minhas e conseguir realmente poupar.
Damares,
O mais importante você está fazendo que é dar prioridade nas suas metas e determinar um prazo para realizá-las.
Fique firme nos seus objetivos que certamente conseguirá iniciar uma poupança com as contas em dia.
Grande abraço e sucesso para você e sua família!
Odete Reis
Educadora Financeira
Olá, mais uma vez obrigado por suas aulas. Elas têm em muito me educado financeiramente. O pouco que eu já sabia ampliou, e sou testemunha que estas aulas praticadas resultam em controle financeiro pessoal e familiar, e que prosperidade é realmente isso viver a vida financeira com determinação. Obrigado mais uma vez por aulas que tem mudado muito o meu comportamento financeiro.
Olá Alexandre:
Que bacana que está praticando os ensinamentos da Educação Financeira. As vezes manter as contas sob controle e as finanças saudáveis parece um objetivo inatingível, mas você sabiamente soube ir na direção certa e ter sucesso financeiro.
Parabéns!
Odete Reis
Parabens, estou sempre aprendendo com você, faço algumas palestras motivacionais e me sinto honrado quando aprendo com pessoas tão especiais, obrigado.
Álvaro:
Obrigada pelo carinho e parabéns pelo interesse neste tema, tão importante para nossas vidas.
Abraço,
Odete Reis
Odete,
Esta de pagar tudo à vista, é uma meta que tenho comigo desde muito tempo (herdei de meu pai) Porque além de quitar a compra, temos de levar em conta o desconto recebido, a despreocupação com a aquisição feita. Uma vez pago, pronto, não se fala mais nisso.
Obrigado pelas dicas, pela orientação.
Bj grande
Gostei bastante das dicas dos 6 passos para guardar dinheiro,era disso que eu estava precisando, um bom incentivo para colocar as contas em dia, e boas dicas para começar a investir.
Obrigado