Já que as contas em janeiro chegam todas juntas, inclusive as matrículas escolares somadas às listas de Material Escolar, aproveite para fazer um bom planejamento para definir o orçamento familiar. Devido a data do Carnaval, este ano as aulas começam mais cedo, então é hora de sair para pesquisar bastante a comprar material escolar.
Veja 12 Dicas importantes que certamente ajudará você a fazer boas compras e ao mesmo tempo economia, além de dar instruções sobre pesquisar e economizar ao seu filho.

- Primeiro, faça uma enquete em casa com seus filhos para levantar todo material que poderá ser reaproveitado ou doado, como por exemplo: livros.
É uma ótima oportunidade de ensinar seus filhos a ter mais cuidado com o nosso querido planeta. Ensine a eles a reciclar os materiais sem uso e mais desgastados, como cadernos usados. Faça uma lista de material necessário, mas se o orçamento familiar estiver está curto, cogite comprar apenas o que será usado no primeiro semestre. Assim haverá tempo para economizar e fazer o restante da compra depois. Pesquisar bastante é a regra de ouro e a alma do negócio, pois este ano os itens de material escolar estão variando em até 300%. Além de pesquisar, procure comprar sempre à vista e com desconto. Pesquisas mostram que os brasileiros têm vergonha de pedir descontos em suas compras. Esse é um direito seu. Sempre faça a pergunta: quanto custa esta compra com pagamento à vista. Evite prestações, dentro do possível. Caso não puder pagar à vista, faça prestações que caibam em seu orçamento mensal hoje e nos meses seguintes. Mas antes da compra, pesquise na internet e em pelo menos três lojas com visitas presenciais. Fique atendo com os kits fechados contendo mais produtos no mesmo pacote, como o simples lápis. Muitas vezes encontramos o mesmo lápis – com venda individual – com preço bem inferior. A mochila, normalmente é a vilã da lista de material, merece atenção especial na pesquisa. Também é uma oportunidade de ensinar seu filho a usá-la um pouco mais, se estiver em bom estado ainda. Itens como compasso, régua e estojo, podem ser passados de uma criança para outra. Oriente seu filho a cuidar bem destes materiais também. Leve seu filho para ajudar a fazer pesquisas de preços e aproveite essa oportunidade para dar orientação de finanças pessoais a ele. Mas atenção: as crianças são facilmente seduzidos pelas marcas amplamente divulgadas pela mídia e ainda conseguem influenciar os pais que acabam comprando coisas desnecessárias com base em belezas e marcas famosas. Fique firme no seu propósito de compra.Assim que tiver uma folga financeira nas economias, comece uma poupança para comprar o material escolar já em dezembro deste ano, pois certamente obterá preços melhores, antes do costumeiro aumento de preços de início de todo ano. Tudo que é feito com planejamento é mais rentável e trás retorno financeiro para seu bolso. Lembre-se sempre que o maior investimento está no incentivo para seus filhos estudarem com afinco e dedicação. Manter em casa sempre material de leitura como jornais, revistas e muitos livros é um passo importante para incentivá-los a ler. “A única coisa de valor que podemos dar às crianças é o que somos, e não o que temos.” (Leo Buscaglia)
Compartilhe:
facebook
linkedin
Odete Reis
Educadora Financeira Comportamental e Motivacional e Palestrante, tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FMU, graduação em Gestão Financeira pela Uniesp. Mentora da “Metodologia $IM”. Coautora do Livro “Excelência no Secretariado” com o artigo “Diga $IM para você, para seu dinheiro e realize seus sonhos”. Colaboradora da TV Diário, afiliada Rede Globo e Rádio Metropolitana AM 1070.
Leia todos os artigos de Odete Reis
Deixe uma resposta